Letícia Bufoni e Silva
Idade: 28 anos (13/04/1993)
Altura: 1,60m
Peso: 54kg
Pan: 0
Olimpíada: 0
MUNDIAL
– Mundial de 2015 (street)
– Mundial de Park 2016, 2017 e 2018 (street)
Referência mundial, Letícia Bufoni é uma das três atletas que representarão o Brasil no street feminino, talvez a prova dentre todas as dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em que o Brasil possui mais chances de medalha. Na Olimpíada do Japão, será acompanhada das amigas Pâmela Rosa e Rayssa Leal.
+ Favoritos, datas e chances de Letícia; Confira tudo sobre o street feminino
Brasileira na Gringa
Como é comum no mundo do skate, tudo começou cedo na vida de Letícia Bufoni. A brasileira começou a andar de skate aos nove anos de idade, vendo os meninos da rua andando de skate onde morava, na Zona Leste de São Paulo, pediu um para o pai, aos 11 foi campeã de um torneio amador na capital paulista e aos 13 foi morar em Los Angeles, nos Estados Unidos, mesmo sem conhecer ninguém na cidade e sem saber falar inglês.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do skate na Olimpíada de Tóquio 2020
No exterior, as coisas começaram a mudar para Leticia Bufoni em 2009. Naquele ano, a skatista conquistou o título o Maloof Money Cup, em Orange County (EUA). Em 2010 fez sua estreia nos X-Games, ficando com a medalha de prata. Apesar do resultado, Leticia terminou a temporada daquele ano como campeã World Cup of Skateboarding, fato que se repetiu até 2013.
Letícia no Guiness Book
As participações e os pódios nos X-games tornaram-se fato frequente na carreira de Leticia Bufoni, fazendo com que a brasileira entrasse para o Guiness Book. Por ter conquistado 11 medalhas no torneio, entre 2010 e 2019, a skatista se tornou a mulher com mais pódios na competição. Ainda no período, a brasileira conquistou o títlo mundial de skate street em 2015 e o vice campeonato em 2016, 2017, 2018.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Em 2019, Leticia Bufoni sofreu um pouco com lesões e acabou ficando fora do mundial de skate street, que aconteceu no Brasil. A atleta sofria com as dores por conta de uma lesão no pé esquerdo e não competiu.
Com a entrada do skate no programa de esportes para Tóquio, Leticia Bufoni colocou como meta estar no Japão. Segundo a atleta representar o país nas Olimpíadas seria “o maior sonho de sua vida”.
Em 2021
No último dia do Mundial de Street em Roma, na Itália, realizado em junho, as mulheres entraram em ação na briga pelo pódio no street. Letícia Bufoni, Pâmela Rosa e Rayssa Leal se classificaram para a final e assim, carimbaram seus passaportes para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na decisão, Letícia terminou na quinta posição, uma posição atrás de Pâmela, quarta colocada, e duas atrás de Rayssa. A diferença entre as brasileiras, no entanto, foi mínima. Rayssa Leal conseguiu o lugar no pódio com nota final de 13.47. Já Pâmela Rosa ficou logo atrás, com 13.44, enquanto Letícia Bufoni encerrou a competição com um total de 13.36.
A grande campeã foi a japonesa Aori Nishimura, que terminou a final com nota de 14.73. E completando a dobradinha do Japão, Momiji Nishiya ficou com a segunda colocação na final feminina do Mundial de Street, obtendo um total de 14.37.