Siga o OTD

Thalita da Silva Costa

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. São Luís/MA
Idade: 24 anos (30/05/1997)
Altura: 1,58m
Peso: 60kg

Ponteira da seleção brasileira feminina de rugby sevens, Thalita da Silva participará de sua primeira edição olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e terá a chance de atuar ao lado de sua irmã gêmea: Thalia.

+ Favoritos, datas e chances do Brasil; Confira tudo sobre o rúgbi nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Ritmos diferentes

Irmãs gêmeas, Thalita da Silva e Thalia começaram cedo no esporte. Por influência da mãe, Dona Ivanilde, a dupla começou praticando o atletismo. No entanto, sem conseguirem grandes oportunidades na modalidade, as irmãs acabaram desistindo do esporte ainda na adolescência.

Aproveitando o tempo livre após ter deixado o atletismo, a irmã alguns minutos mais velha, Thalia finalmente aceitou o convite de um amigo em comum das irmãs para conhecer o rúgbi. Apaixonada desde um primeiro momento pela nova modalidade, a irmã se tornou uma aliada ao amigo para tentar também convencer a Thalita à acompanhá-la em um treino.

Gêmeas do Rugby fazem a sua estreia olímpica em Tóquio (Rafael Bello/COB)

Após grande insistência, Thalita finalmente foi a uma aula e acabou gostando da modalidade, porém não se interessou num primeiro momento. Sem grande ritmo após o período sem grandes atividades, a “irmã mais nova” acabou se apaixonando pelo esporte apenas após o seu terceiro treinamento de rugby, entrando para a equipe local com a sua irmã.

Sempre bem acompanhada

Não demorou muito para as irmãs chamassem a atenção do Brasil. Com uma velocidade fora do comum, a primeira se aventurar numa equipe profissional foi Thalia, que foi convidada para no Delta Rugby, equipe do Piauí que disputa o Super Sevens (primeira divisão do Campeonato Nacional). Pouco tempo após a chegada da irmã, Thalita a acompanhou e a dupla não demorou para que atingisse um nível de destaque dentro do cenário nacional da modalidade.

rugby sevens Tóquio Jogos Olímpicos Thalita da Silva
Thalita e Thalia fazem parte do grupo Yaras desde 2019 (Divulgação)

O próximo passo foi a chegada à seleção brasileira. O que não demorou muito. Após realizar o primeiro teste ainda em 2018, novamente foi Thalia quem conseguiu achar o seu lugar no grupo. Porém, alguns poucos meses mais tarde foi a vez de Thalita ser convocada. Chamada a primeira vez em janeiro de 2019, a irmã assumiu rapidamente um papel de destaque dentro do elenco das Yaras.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2021

Em março, a seleção brasileira de rugby sevens participou de dois torneios amistosos em Dubai, Emirados Árabes. A seleção terminou na quarta colocação nas duas vezes. As Yaras ficaram a atrás apenas de Canadá, Estados Unidos e França.