Siga o OTD

Raquel Cristina Kochhann

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Saudades/SC
Idade: 29 anos (6/10/1992)
Altura: 1,67m
Peso: 62kg
Pan: 2 (Toronto-2015, Lima-2019)
Olimpíada: 1 (Rio-2016)

PAN

– Toronto-2015

Veterana da seleção brasileira feminina de rugby sevens, Raquel Kochhann participará de sua 2ª edição olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e terá a honra de ser a capitã do time.

+ Favoritos, datas e chances do Brasil; Confira tudo sobre o rúgbi nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Do futsal a atleta do ano no rugby

A catarinense resolveu estudar e passou em uma faculdade de educação física em Caxias, no Rio Grande do Sul. Começou a jogar futsal pela faculdade até que, em 2011, Raquel Kochhann recebeu um convite de uma colega de time para conhecer o Rugby Sevens e se apaixonou pelo contato físico característico da modalidade. Começou a jogar no campeonato gaúcho, se destacou e em pouco tempo chegou à seleção brasileira.

Em 2014, trancou a faculdade e se mudou para São Paulo para se dedicar totalmente a Seleção. Um ano mais tarde, a primeira grande conquista veio. O Brasil levou a medalha de bronze no Rugby Sevens nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Integrou a equipe na histórica participação do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Na ocasião, a seleção brasileira ficou em nono lugar. Desde então, Raquel Kochhann não deixou de ser convocada nenhuma vez para defender as Yaras – apelido da seleção feminina de rúgbi do Brasil.

Em 2018, Rachel recebeu do Comitê Olímpico do Brasil o t’titulo de melhor atleta do ano no rúgbi.

Conheça Raquel Kochhann, atleta da seleção brasileira de rugby sevens que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Raquel Kochmann rugby sevens Tóquio 2020 (arquivo)

2019 especial

2019 foi um ano marcante para Raquel. Em abril, participou da conquista do título inédito da World Rugby Women’s Seven Series em Hong Kong que garantiu ao Brasil a vaga na elite mundial da modalidade.

Nunca uma equipe brasileira – entre homens e mulheres – havia chegado tão longe numa competição deste nível. Dois meses depois, as Yaras carimbaram o passaporte para a disputa da Olimpíada de Tóquio 2020 ao conquistar o título do Pré-Olímpico sul-americano, disputado em Lima, no Peru.

Com a aposentadoria de Baby Futuro, eterna capitã da seleção brasileira feminina de rugby sevens, Raquel terá a honra de liderar as Yaras nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Rachel em ação pela seleção brasileira feminina (Arquivo Pessoal)

Em 2021

Em março, a seleção brasileira de rugby sevens participou de dois torneios amistosos em Dubai, Emirados Árabes. Por duas vezes, a seleção terminou na quarta colocação nas duas vezes. As Yaras ficaram a atrás apenas de Canadá, Estados Unidos e França.