Murilo Setin Sartori
Idade: 21 anos (18/05/2002)
Altura: 1,80m
Peso: 82kg
Clube: Universidade de Louisville/Estados Unidos
Pan: 0
Olimpíada: 0
Jovem talento das provas de fundo da natação brasileira, Murilo Sartori, é uma nadador que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no forte revezamento 4x200m livre masculino.
+ Confira tudo sobre a prova do revezamento 4x200m livre masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Na Olimpíada do Japão, terá a companhia de de Fernando Scheffer, Breno Correia e Luiz Altamir Melo, três integrantes do revezamento 4x200m campeão e recordista mundial em piscina curta em 2018.
Nadador com medo de cai na água?
Nascido na cidade de Americana, no interior de São Paulo, Murilo Sartori se dividia entre o futebol e a natação na infância. Reserva na maior parte dos jogos da escolinha de futebol, o jovem optou pelas piscinas, após um teste em clube da cidade, aos nove anos.
+ Confira tudo sobre a prova dos 200m livre masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Na ocasião, a técnica de Murilo chamou a atenção do treinador Fábio Henrique Cremonez, que logo recrutou o jovem atleta. Em sua primeira competição, porém, Murilo travou pouco antes da saída e não conseguiu cair na água. No torneio seguinte, espantou e medo e logo de cara, em sua estreia, venceu a prova.
Tempos melhores que os de Phelps?
Depois disso, Murilo embalou de vez na natação. Começou a se destacar em campeonatos locais, estaduais e a chamar atenção no cenário brasileiro. Desde 2015, ele vem baixando seu tempo nos 200 m e nos 400 m. Mesmo com a pouca idade, ele já tem tempo menor do que o norte-americano Michael Phelps nos 200m livre quando a lenda estadunidense nadava na categoria júnior (1min49s02 x 1min51s73).
Em 2018, Murilo teve o ápice da carreira até então. Defendeu o Brasil nas Olimpíadas da Juventude, competição que reúne atletas de até 18 anos. Chegou lá com 11 títulos Sul-Americanos, 26 recordes e outros 21 títulos brasileiros nas categorias inferiores. E fez bonito. Aos 16 anos, competindo com atletas dois anos mais velhos, quebrou o seu recorde pessoal nos 200m e terminou na sexta colocação. Além disso, foi medalha de prata no revezamento 4x100m livre.
Aparição no cenário nacional e marcas expressivas
Em 2019, apareceu de fato no cenário da natação brasileira quando terminou em quinto lugar no Troféu Maria Lenk. O resultado foi nada menos que o segundo melhor tempo do mundo estabelecido por um nadador menor de 18 anos. Murilo quebrou ainda três recordes pessoais e ficou a 49 centésimos de integrar a seleção do revezamento 4×100 m nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
No final do ano, Murilo foi a Budapeste, capital da Hungria, representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior de natação e não decepcionou: voltou para casa com uma medalha de bronze nos 200m livre.
Murilo mostrou que não perdeu o rendimento e a fase crescente na natação com a pandemia. Em agosto, no Open de Loulé, a equipe brasileira disputou a primeira competição oficial após a paralisação pelo coronavírus. O destaque do dia foi os 200m livre masculino. Na prova, o nadador de Americana conquistou a quarto melhor tempo de sua vida e levou o ouro.
Os resultados lhe garantiram uma bolsa para estudar e treinar no país que é referência na natação mundial. Com o ensino médio concluído, Murilo Sartori integrará a equipe da Universidade de Louisville, no Kentucky.
Em 2021
Murilo Sartori mostrou seguiu com bons resultados no ano olímpico. No Campeonato Sul-Americano de Esportes aquáticos em março, ajudou o Brasil a terminar a competição com 42 medalhas.
Mas o ápice veio em abril, na Seletiva Olímpica brasileira. Na piscina do Maria Lenk, Na fortíssima prova dos 200m livre, Murilo Sartori nadou para 1min47s33, ficando em 3º lugar atrás de Breno Correia e Fernando Scheffer. O índice não foi batido, mas o terceiro lugar lhe deu uma vaga direta no revezamento 4x200m livre do Brasil.
Pouco antes da Olimpíada, Sartori confirmou a.boa fase no Troféu SetteColli 2021. Conquistou a medalha de prata com direito a melhor marca pessoal com 1min46s81 nos 200 metros livre. Vai chegar com tudo no Japão.