Ana Carolina Vieira
Idade: 19 anos (24/10/2001)
Altura: 1,70m
Peso: 64kg
Clube: Pinheiros-SP
Pan: 0
Olimpíada: 0
Um dos novos talentos da natação brasileira, Ana Carolina Vieira, mais conhecida como Ana Vieira, é uma nadadora que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no revezamento 4x100m livre feminino.
+ Confira tudo sobre a prova do revezamento 4x100m livre feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Em Tóquio, terá a companhia de Etiene Medeiros, Larissa Oliveira e Stephanie Balduccini.
Apagando fogo
Nascida na capital paulista, Ana Carolina Vieira sempre teve fascínio pela natação. Isso porque seu pai e sua mãe são bombeiros. A garota morava em Ubatuba, no litoral paulista, e sempre queria entrar com os genitores no mar. Os pais então a colocaram em uma escolinha de natação e a paixão assim começou.
Chamou atenção do treinador Marcos Iacopi, um especialista em maratonas aquáticas e que sempre busca talentos em Ubatuba, e começou a nadar nas longas distâncias.
Aos 10 anos de idade, se mudou com a família para a capital paulista e foi treinar no Corinthians. Por lá, se especializou em provas de velocidade e conquistou seus primeiros títulos brasileiro e sul-americano.
Em 2014, terminou o ano como vice campeã brasileira da prova e segunda do ranking nacional nos 100m peito. Apos poucos, foi evoluindo em todas as outras provas e se tornando uma verdadeira velocista.
Dois anos depois, a nadadora brilhou nos Jogos Escolares, competição que reúne estudantes de 15 a 17 anos. Ana Vieira levou medalhas de ouro nos 50m, 100m e 200m livre, além dos revezamentos 4x50m livre, 4x50m medley e 4x50m medley misto.
Olímpica da Juventude
Seu primeiro grande ano na natação ocorreu em 2018. A atleta se mudou de São Paulo para Belo Horizonte e passou a treinar no Minas Tênis Clube. Pelo clube mineiro, Ana Vieira conseguiu a vaga para nadar as provas de 50m e 100m peito e 50m, 100m e 200m livre e nos revezamentos nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em Buenos Aires.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Na Argentina, conquistou duas medalhas de prata, sendo uma no revezamento 4x100m livre misto e outra no revezamento 4x100m livre feminino ao lado de Rafaela Raurich, Maria Luiza Pessanha e Fernanda de Goeij. Essa última medalha foi bastante significativa para a natação feminina. Foi a primeira vez na história do esporte em que um revezamento feminino subiu ao pódio em uma competição mundial.
A atleta continuou evoluindo, mas acabou não sendo chamada para disputar os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019. Em 2020, a paulistana retornou a São Paulo para nadar pelo Pinheiros.
Em 2021
A pausa gerada pela pandemia foi benéfica para Ana Vieira. Na Seletiva Olímpica da Natação, realizada em abril, a nadadora terminou os 100m livre em segundo lugar com 54s89, batendo na frente de nadadoras com experiência olímpica, como Etiene Medeiros e Daynara de Paula, e ficando atrás apenas de Larissa Oliveira, recordista sul-americana na distância.
Foi a primeira fez que a Ana baixou da casa dos 55 segundos. Por cinco centésimos a paulista não bateu o índice para disputar a prova individual na Olimpíada.
O segundo lugar deu a jovem o direito de participar da tomada de tempo do revezamento 4x100m. A equipe feminina do Brasil ainda não possuía a vaga direta em nenhuma prova conjunta. 12 das 16 vagas já estavam definidas e as quatro restantes iriam para os quatro melhores tempos do ranking mundial.
Junto com Etiene Medeiros, Larissa Oliveira e Stephanie Balduccini, fez grande prova e ajudou a melhorar o tempo: 3min38s59. Essa foi a 2ª melhor marca da história do 4x100m feminino.
As quatro então tiveram que secar os outros países e torcer para que o tempo feito na Seletiva ficasse com uma das quatro vagas restantes. No início de junho, a Fina (Federação Internacional de Natação) confirmou, a convocação do revezamento 4x100m livre feminino do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.