Nascimento: São José dos Campos/SP Idade: 26 anos (15/09/1994) Altura: 1,78kg Peso: 90kg Clube: Pinheiros (SP) Pan: 1 (Lima-2019) Olimpíada: 0
MUNDIAL
– Tóquio-2019 (equipe mista), Budapeste-2021 (+78kg e equipe mista)
Um dos três Rafaéis da seleção brasileira masculina, Rafael Macedo é uma atleta do judô da categoria peso médio (-90kg masculino) que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Nascido em São José dos Campos, no interior de São Paulo, Rafael Macedo começou cedo no judô. Em 1999, então com cinco anos, o atleta e seu irmão João Macedo foram colocados numa escolinha da modalidade pelo pai, que visava ajudá-los a aprender mais sobre as artes marciais e os conceitos de disciplina, além de dar a chance de uma prática esportiva. Jamais imaginaria que os filhos seriam atletas de ponta.
Tudo mudou em 2013 para Rafael Macedo. Depois de muitos anos treinando em São Paulo, o judoca aceitou um convite da Sogipa, do Rio Grande do Sul, e foi para Porto Alegre seguir com seus treinamentos. Longe da família, Rafael passou a treinar diariamente com grandes nomes da modalidade no país, como Mayra Aguiar, Felipe Kitadai, Maria Portela, Rochele Nunes
Resultado histórico, companhia seleta
Dois anos depois, ainda na categoria júnior, Rafael Macedo entrou para a história do judô brasileiro. Aos 19, o atleta conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial e se transformou apenas no 12ª lutador do país a alcançar tal feito, se juntando ao grupo de Aurélio Miguel, Tiago Camilo, João Derly, Leandro Guilheiro, Sarah Menezes, Sebastian Pereira, Fabiane Hukuda, Leonardo Eduardo, Rafaela Silva e Mayra Aguiar.
Depois da conquista, Rafael Macedo passou a disputar a posição de titular na categoria até 90kg na Seleção Brasileira de judô com Victor Penalber e Leandro Guilheiro. Na equipe nacional adulta, o judoca participou de algumas etapas de Grand Prix e em 2019 disputou, pela primeira vez em sua carreira, os Jogos Pan-Americanos, que aconteceram em Lima no Peru, e terminou sua participação na quinta colocação.
No Pan-Americano de judô, Macedo já possui quatro medalhas, sendo três de prata e uma de bronze. Todas foram conquistadas no atual ciclo olímpico. Sua maior conquista foi o Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, no ano de 2018, e o bronze no Grand Slam de Tel Aviv, em Israel, em 2020
Em 2021
Rafael Macedo fez 12 lutas no ano antes da Olimpíada e acumulou cinco vitórias e sete derrotas.
Sua participação nos Grand Slams de Tbilisi, Antalya e Kazan foram discretas. O judoca não conseguiu atingir as oitavas de final nenhuma vez.
No Mundial de Budapeste, na Hungria, em junho, o último teste antes dos Jogos Olímpicos, Macedo venceu duas lutas, antes de ser eliminado nas oitavas de final. No último dia de competições, no entanto, Rafael ajudou na conquista da medalha de bronze do Brasil na equipe mista.
A confirmação de que Macedo seria o representante da categoria meio-leve masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio veio na metade de junho.