Eric Gomes Takabatake
Eric Takabatake – judô – ligeiro – 63kg – Olimpíada de Tóquio 2020
Idade: 29 anos (09/01/1991)
Altura: 1,64kg
Peso: 60kg
Pan: 1
Olimpíada: 0
PAN
–Lima-2019 (52kg)
Eric Takabatake é uma atleta do judô da categoria peso ligeiro (-60kg masculino) e que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Favoritos, datas, chances de Eric e mais; Confira tudo sobre a categoria -60kg masculino em Tóquio
Matando aula na piscina para ver lutas
Um paulista de São Bernardo do Campo que é o principal nome do judô brasileiro em uma das categorias mais equilibradas do mundo. Eric Gomes Takabatake, mais conhecido como Eric Takabatake, começou a praticar judô aos nove anos de idade, no Clube Mesc, próximo de sua casa. Foi influenciado pela mãe, que buscava um esporte ao qual o filho se adaptasse.
+ Confira TUDO sobre TODAS as categorias do judô na Olimpíada de Tóquio 2020
Eric Takabatake foi de desenvolvendo e rapidamente começou a se destacar. Em 2011, foi treinar no Pinheiros graças ao seu irmão mais velho até que, em 2012, recebeu um convite para fazer parte da equipe principal do clube. Chegou à seleção brasileira sênior em 2013 e se firmou já no ano seguinte, com medalhas conquistadas no Grand Prix de Havana e da Mongólia, além do ouro no Pan-American de Buenos Aires.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Após os bons resultados, Eric disputou seu primeiro Campeonato Mundial pela Seleção Adulta em 2014, quando já figurava entre os 20 melhores do mundo na categoria ligeiro.
O cara do Pan de judô
É um dos principais nomes do judô brasileiros nos Jogos Pan-Americanos de Judô. Desde 2015, Takabatake já faturou quatro medalhas nessa competição (um ouro, duas pratas e um bronze).
Seu sonho era disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Por pertencer a uma categoria de peso muito disputada, a -60kg, acabou perdendo a disputa da vaga para Filipe Kitadai, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Eric não se frustou e seguiu em busca de seu maior objetivo. Nesse ciclo olímpico, acabou se tornando o principal nome do peso ligeiro do Brasil, figurando entre os 15 melhores do mundo.
Eric chegou a flertar cum uma medalha no Mundial de 2018. Na ocasião, venceu suas primeiras três lutas, mas foi derrotado nas quartas de final por um georgiano que mais tarde levaria o bronze. Na repescagem, caiu novamente para um coreano, ficando assim em sétimo lugar. Desde então não foi ao pódio em grandes competições, mas sempre se manteve no Top 15 do ranking.
Em 2021
Eric Takabatake teve um ano olímpico irregular até aqui. Seu melhor resultado veio no Grand Slam de Antalaya, na Turquia. O judoca chegou às quartas de final, mas acabou derrotado. Na sequência, caiu novamente na repescagem.
No Grand Slam de Kazan, no Cazaquistão. O judoca caiu nas oitavas de final. Pouco depois, no Mundial de judô, disputado em junho na cidade de Budapeste, capital da Hungria, Eric não foi bem e perdeu na segunda luta.
A confirmação de que Eric seria o representante da categoria ligeiro masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio veio na metade de junho.