José Guilherme de Toledo (Zé Toledo)
Zé Toledo – seleção brasileira de handebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 27 anos (11/01/1994)
Altura: 1,93m
Peso: 97kgs
Clube: Baia Mare/Romênia
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
Pan: 1 (Lima-2019)
PAN
Lima-2019
Nascido na cidade de São Paulo, José Guilherme de Toledo, mais conhecido como Zé Toledo, é um armador da nova geração do handebol masculino que será peça importante na campanha da seleção masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol MASCULINO em Tóquio 2020
Sempre artilheiro
Zé Toledo começou sua trajetória no handebol no time de Itapema, em Santa Catarina, em 2010. Depois de chamar atenção com suas atuações, o jogador foi convocado para a seleção brasileira juvenil para a disputa do Campeonato Mundial na Hungria em agosto de 2013. O Brasil terminou o torneio em 9º lugar e Toledo foi o artilheiro com 64 gols marcados.
Um ano depois, o brasileiro começou sua carreira internacional, sendo contratado pelo BM Granollers, um dos times mais tradicionais do handebol espanhol. Logo em sua primeira temporada, Toledo marcou 107 gols em 27 jogos e se tornou um dos destaques da equipe.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
No final da temporada 2014/2015, no entanto, Zé Toledo saiu da Espanha e foi jogar no Wisla Plock, da Polônia. Novamente, balançou bastante as redes adversárias. No primeiro ano, o armador direito somou 82 gols pela nova equipe, sendo 30 marcados na disputa da Liga dos Campeões. Foram quatro temporadas jogando em solo polonês. José Guilherme Toledo anotou 281 jogos em 105 jogos.
Em 2019, depois de quatro temporadas no Wisla Plock, quatro vice-campeonatos poloneses e três vices da Copa da Polônia, Zé Toledo foi para o RK Vardar, da Macedônica, onde ficou por uma temporada.
Com a seleção
Pela seleção brasileira, o jogador começou a ser convocado para a equipe adulta quando ainda integrava a seleção juvenil. O paulista esteve presente no elenco que disputou o Campeonato Mundial de 2015, no Catar, quando o Brasil caiu nas oitavas de final para a Croácia.
Ainda em 2015, Zé Toledo acabou ficando de fora dos Jogos Pan-Americanos de Toronto porque foi convocado para o Mundial Júnior que aconteceria na mesma época.
+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol feminino em Tóquio 2020
No ano seguinte, no entanto, fez parte do elenco adulto que conquistou o Pan-Americano de Handebol, realizado em Buenos Aires, na Argentina. Em agosto também participou de sua primeira Olimpíada, ao integrar o time que foi eliminado nas quartas de final da Rio-2016.
Em 2019, Zé Toledo também participou de sua primeira edição de Jogos Pan-Americanos, Em Lima-2019, a seleção brasileira acabou derrotada nas semifinais, mas ficou com a medalha de bronze do torneio.
Em 2021
No final de 2020, Zé Toledo estreou pelo seu novo time, o Baia Mare, da Romênia. Pelo Romeno, onde também jogam o, Raul Nantes, Henrique Teixeira, Guilherme Valadão e Fábio Chiuffa. A equipe de José Guilherme acabou na sexta colocação com 16 vitórias em 28 jogos.
Toledo não conseguiu participar da reta final do Campeonato Romeno, entretanto. Isso porque em janeiro, enquanto participava do Mundial do Egito com a seleção brasileira de handebol, o jogador sofreu uma lesão no ligamento cruzado do direito e desfalcou a equipe. Na ocasião, o Brasil terminou em 18º lugar. Isso fez com que perdesse também o Pré-Olímpico de Montenegro, quando o país conseguiu uma classificação pra lá de suada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A recuperação seguiu muito bem e Toledo foi convocado em julho para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio. De quebra, viu sua namorada Larissa Araújo também ser chamada para ir ao Japão com a seleção feminina de handebol.