Siga o OTD

Gabriela Clausson Bitolo (Gabi Bitolo)

Gabi Bitolo – seleção brasileira de handebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. São Paulo/SP
Idade: 22 anos (01/04/1999)
Altura: 1,80m
Peso: 83kg
Clube: Elche/Espanha
Olimpíada: 0
Pan: 0

Gabriela Clausson Bitolo, também conhecida como Gabi Bitolo, é uma das duas armadoras direitas da seleção brasileira feminina de handebol que participará de sua primeira edição olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol feminino em Tóquio 2020

Jovem talento do handebol brasileiro, será importante na rotação com Bruna de Paula na seleção brasileira comandada pelo técnico Jorge Dueñas.

Azul e preto desde sempre e lesões ingratas

Nascida em São Paulo, Gabi Bitolo começou logo cedo no Pinheiros, clube que defendeu até pouco tempo e que lhe lançou para a vida no handebol.

Com 1,80m de altura, a paulistana sempre destacou pela força física e habilidade para chutar de fora da área. Não demorou muito para chegar a equipe principal do Pinheiros, uma das mais tradicionais do handebol nacional. Aos 15 anos, foi vice-campeã com suas companheiras da Partile Cup em Heden, na Suécia.

Gabi Bitolo em 2015: muito maior do que as colegas (Instagram/gabicbitolo)

Seguiu crescendo e em pouco tempo chegou às seleções de base. Foi um dos destaques do título Pan-Americano Juvenil e tinha a vaga confirmada para disputar o Mundial Júnior de 2016. No último treino antes da viagem, no entanto, a atleta sofreu uma série lesão no joelho a fez perder a competição e longos meses de treinos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Quando finalmente se recuperou, novamente a tristeza. No primeiro treino, Gabi Bitollo novamente se contundiu e teve de passar por todo o processo novamente.

Volta com títulos e um 2019 especial

Após ficar quase dois anos parada, Gabi BItolo finalmente conseguiu voltar às quadras. A armadora direita voltou a performar bem, sendo novamente chamada para disputar o Mundial Júnior de 2018. Sem lesões, ajudou o país a terminar na 11ª colocação.

COm o time júnior do Pinheiros, levou a Copa Paulista e o campeonato paulista. Na semifinal da Liga Nacional de handebol, o Pinheiros perdeu para a UNIP. Gabi acabou com a medalha de bronze no fim da competição.

Em 2019, seguiu jogando em alto nível pelo Pinheiros e sagrou-se bicampeã paulista. As atuações chamaram a atenção do técnico Jorge Dueñas, que pela primeira vez a convocou para a seleção principal. Gabi fez a viagem com o time que jogou no Japão em 2019.

Na sequência, sagrou-se campeã da Liga Nacional de Handebol e ainda foi eleita a melhor armadora direita da competição. Tudo isso aos 20 anos de idade. O caminho para a Europa, centro das principais competições mundiais era inevitável. Durante a pandemia, Gabi Bitollo se transferiu para o Elche, da Espanha.

Gabi Bitolo - seleção feminina de handebol - Olimpíada de Tóquio 2020
Gabi Bitolo com s seleção principal no Mundial de 2019 (Instagram/gabicbitolo)

Em 2021

Gabi Bitolo. teve boa temporada de estreia pelo Elche, na Espanha. Em sua primeira partida, já marcou quatro gols, dando uma amostra do que viria pela frente. A paulistana terminou em 5º lugar com suas companheiras de equipe e contribuiu com 27 gols em 8 partidas disputadas. Foi a terceira melhor de sua equipe na estatística e a 20ª do Campeonato Espanhol.

Com a seleção brasileira de handebol feminino, participou em abril do torneio amistoso na Croácia que tinha as donas da casa, a seleção feminina e a atual campeã mundial Holanda. Na ocasião, o Brasil venceu bem a Holanda e perdeu para a Croácia no fim, ficando com o segundo lugar.

Em julho, nos amistosos da seleção feminina preparatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, atuou bem e foi convocada para fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.