Ana Paula Rodrigues Belo
Ana Paula Belo – seleção brasileira de handebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 33 anos (18/10/1987)
Altura: 1,72m
Peso: 67kg
Clube: HC Dunărea Brăila
Olimpíada: 3 (Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016)
Pan: 4 (Guadalajara-2011, Toronto-2015, Lima-2019)
MUNDIAL
– Sérvia-2013
PAN
Guadalajara-2011, Toronto-2015, Lima-2019
Uma maranhense que saiu de Bequimão, cidade distante 355 km de São Luís, para conquistar a Europa e o Mundo. Ana Paula Rodrigues Belo, conhecida simplesmente por Ana Paula, é uma das jogadoras mais experientes da seleção brasileira de handebol feminino, com três participações em Jogos Olímpicos, três títulos em Jogos Pan-Americanos e um título mundial.
+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol feminino em Tóquio 2020
Ana Paula começou a jogar handebol aos 13 anos, em São Luís, capital do Maranhão. Em 2002, foi morar em Guarulhos, cidade próxima a São Paulo e referência na modalidade à época na modalidade. Permaneceu evoluindo por lá durante cinco anos, até receber proposta para jogar na Europa.
A armadora começou a se destacar no BM Elche Mustang, da Espanha. Jogando o fino da bola, Ana Paula marcou 246 gols totais e foi o principal nome da equipe na Champions League, maior torneio de handebol do mundo.
Sua excelente temporada lhe garantiu a convocação para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 com a seleção feminina. Ao lado da companheira de Alexandra Nascimento e Duda Amorim, terminaram o torneio na 9ª colocação.
Em 2009, Ana Paula se transferiu para o Elda Prestigio, principal rival do BM Elche Mustang. Sendo um dos destaques da equipe, chegou a sua primeira final de Champions League, mas acabou sem o título.
Um projeto que lhe deu o mundo
Dois anos depois, a armadora participou de um projeto da Confederação Brasileira de Handebol que a levou ao Hypo Niederösterreich, da Áustria, juntamente com outras estrelas do Brasil como Babi, Deonise, Fabiana, Dara, Fernanda e Alexandra. Com elas, foi tricampeã do campeonato austríaco e da Copa OHB da Áustria.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
No mesmo ano, conquistou sua primeira medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México.
Entrosada com as seis companheiras de clube e treinada pelo dinamarquês Morten Soubak, também técnico da seleção feminina à época, viveu o maior momento de sua carreira em 2013, no Mundial da Sérvia. Ao lado das colegas de Hypo, sagrou-se campeã do mundo.
Sucesso na Europa
Em 2014, Ana Paula se transferiu então para o CSM Bucaresti, da Romênia, onde também brilhou. Em dois anos, foi bicampeã do Campeonato Romeno, levou a Copa da Romênia e teve a honra de vencer a tão sonhada Champions League.
Dois anos mais tarde, foi jogar no Rostov, da Rússia, aonde também teve sucesso, conquistando a Copa da Europa e o Campeonato Russo. Após boa passagem pelo handebol francês, Ana Paula se transferiu para o Dunarea Braila, da Romênia. Antes disso, a armadora participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Em 2021
Ana Paula Rodrigues Belo foi um dos destaques do Chambray no Campeonato francês de handebol feminino. A armadora brasileira anotou 62 gols na temporada em 97 arremessos tentados, sendo a décima maior goleadora do torineio.
Com a seleção brasileira de handebol feminino, no entanto, Ana Paula não conseguiu participar do único torneio disputado em 2021. Em abril, Às vésperas da Hep Croatia Cup, torneio amistoso na Croácia que tinha as donas da casa, a seleção feminina e a atual campeã mundial Holanda, a armadora contraiu Covid-19 e não pode participar. Na ocasião, o Brasil venceu bem a Holanda e perdeu para a Croácia no fim, ficando com o segundo lugar.