Siga o OTD

Nicole Pircio Nunes Duarte

Nicole Pircio – ginástica rítmica – conjunto – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Piracicaba/SP
Idade: 19 anos (24/07/2002)
Altura: 1,66m
Peso: 47kg
Pan: 1 (Lima-2019)

PAN
– Lima-2019 (3 arcos + 2 pares de maças)
– Lima-2019 (5 bolas)
– Lima-2019 (grupo geral)

Multicampeã pan-americana com apenas 19 anos, Nicole Pircio Nunes Duarte, mais conhecida como Nicole Pircio, é uma ginasta que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nas provas de conjunto da ginástica rítmica.

+ CONFIRA TUDO SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Em Tóquio, terá a companhia de Déborah Medrado, Beatriz Linhares, Maria Eduarda Arakaki e Geovanna Santos.

Amor pela TV

No esporte desde que tinha 10 anos, Nicole Pircio começou a praticar a ginástica rítmica após ter se admirado com a modalidade por conta de assistir transmissões de competições pela televisão. Ao ficar sabendo de uma seletiva em sua cidade, Piracicaba, pelo jornal, a jovem não teve receios de se inscrever para tentar praticar o esporte.

Aprovada no teste, ela logo passou a integrar a equipe mantida pelo Programa Desporto de Base (PDB), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba. Foram três temporadas ao lado das professoras Helena Macchi e Mariana Winterstein. Além de confirmar a paixão pela ginástica rítmica, Nicole Pircio aprendeu em Piracicaba os fundamentos básicos da ginástica rítmica.

ginástica rítmica Tóquio conjunto Jogos Olímpicos
Nicole Pircio foi convocada pela primeira vez para seleção com apenas 15 anos (Divulgação)

O bom desempenho rendeu a ela o convite da técnica Virgínia Nobre para treinar, em 2016, na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). Dois anos mais tarde, a ginasta disputou o Campeonato Brasileiro e foi observada por Camila Ferezin, treinadora da seleção brasileira, que a chamou para participar de uma seletiva para a equipe nacional quando a atleta possuía apenas 15 anos.

Medalhas em Lima

Há dois anos, em Lima, no Peru, Nicole Pircio contribuiu com a seleção brasileira de conjunto da ginástica rítmica na disputa dos Jogos Pan-Americanos com maestria. Na ocasião, o grupo brasileiro, formado por atletas muito jovens, fazia praticamente a sua estreia em grandes competições internacionais e já fez bonito: conquistando uma medalha de ouro (três arcos e dois pares de maças) e duas medalhas de bronze (cinco bolas bolas e grupo geral).

Beatriz Linhares - ginástica rítmica - conjunto - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ginástica rítmica
Nicole, a segunda da direita para esquerda, juntamente com o restante da equipe que faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Foto: Reprodução/Instagram

As companheiras de equipe na capital peruana foram Vitória Guerra, Camila Rossi, Beatriz Linhares e Déborah Medrado. As duas últimas, inclusive, ao lado de Geovanna Santos e Duda Arakaki, foram convocadas pela treinadora Camila Ferezin para Tóquio 2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2021

O principal resultado da seleção brasileira de ginástica rítmica na temporada até aqui foi justamente o que garantiu o time brasileiro em Tóquio. A confirmação da classificação para os Jogos Olímpicos rolou há cerca de um mês, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Em grande atuação, o time brasileiro conquistou a medalha de ouro ao bater o México em duelo apertado, deixando o rival com a prata. Os Estados Unidos completaram o pódio.

No entanto, Nicole Pircio não participou da competição, que viu o Brasil ser representado na prova por: Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Déborah Medrado, Duda Araraki e Geovana Santos. Fora do torneio após ter sido flagrada em uma exame de covid, a atleta também foi ausência do time brasileiro nos outros compromissos de destaque do time na temporada, como a etapa de Baku da Copa do Mundo.

+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PROVAS DE CONJUNTO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Na ocasião, a seleção brasileira ficou em 8º lugar nas cinco bolas e na 7ª colocação na prova mista (três arcos e duas maças). Ainda antes de Tóquio 2020, o conjunto terá uma parada em Israel para atuar no Grand Prix de Tel Aviv de ginástica rítmica, entre os dias 17 e 21 de julho.