Nicole Pircio Nunes Duarte
Nicole Pircio – ginástica rítmica – conjunto – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 19 anos (24/07/2002)
Altura: 1,66m
Peso: 47kg
Pan: 1 (Lima-2019)
PAN
– Lima-2019 (3 arcos + 2 pares de maças)
– Lima-2019 (5 bolas)
– Lima-2019 (grupo geral)
Multicampeã pan-americana com apenas 19 anos, Nicole Pircio Nunes Duarte, mais conhecida como Nicole Pircio, é uma ginasta que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nas provas de conjunto da ginástica rítmica.
+ CONFIRA TUDO SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Em Tóquio, terá a companhia de Déborah Medrado, Beatriz Linhares, Maria Eduarda Arakaki e Geovanna Santos.
Amor pela TV
No esporte desde que tinha 10 anos, Nicole Pircio começou a praticar a ginástica rítmica após ter se admirado com a modalidade por conta de assistir transmissões de competições pela televisão. Ao ficar sabendo de uma seletiva em sua cidade, Piracicaba, pelo jornal, a jovem não teve receios de se inscrever para tentar praticar o esporte.
Aprovada no teste, ela logo passou a integrar a equipe mantida pelo Programa Desporto de Base (PDB), oferecido pela Prefeitura de Piracicaba. Foram três temporadas ao lado das professoras Helena Macchi e Mariana Winterstein. Além de confirmar a paixão pela ginástica rítmica, Nicole Pircio aprendeu em Piracicaba os fundamentos básicos da ginástica rítmica.
O bom desempenho rendeu a ela o convite da técnica Virgínia Nobre para treinar, em 2016, na Unopar (Universidade do Norte do Paraná). Dois anos mais tarde, a ginasta disputou o Campeonato Brasileiro e foi observada por Camila Ferezin, treinadora da seleção brasileira, que a chamou para participar de uma seletiva para a equipe nacional quando a atleta possuía apenas 15 anos.
Medalhas em Lima
Há dois anos, em Lima, no Peru, Nicole Pircio contribuiu com a seleção brasileira de conjunto da ginástica rítmica na disputa dos Jogos Pan-Americanos com maestria. Na ocasião, o grupo brasileiro, formado por atletas muito jovens, fazia praticamente a sua estreia em grandes competições internacionais e já fez bonito: conquistando uma medalha de ouro (três arcos e dois pares de maças) e duas medalhas de bronze (cinco bolas bolas e grupo geral).
As companheiras de equipe na capital peruana foram Vitória Guerra, Camila Rossi, Beatriz Linhares e Déborah Medrado. As duas últimas, inclusive, ao lado de Geovanna Santos e Duda Arakaki, foram convocadas pela treinadora Camila Ferezin para Tóquio 2020.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Em 2021
O principal resultado da seleção brasileira de ginástica rítmica na temporada até aqui foi justamente o que garantiu o time brasileiro em Tóquio. A confirmação da classificação para os Jogos Olímpicos rolou há cerca de um mês, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Em grande atuação, o time brasileiro conquistou a medalha de ouro ao bater o México em duelo apertado, deixando o rival com a prata. Os Estados Unidos completaram o pódio.
No entanto, Nicole Pircio não participou da competição, que viu o Brasil ser representado na prova por: Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Déborah Medrado, Duda Araraki e Geovana Santos. Fora do torneio após ter sido flagrada em uma exame de covid, a atleta também foi ausência do time brasileiro nos outros compromissos de destaque do time na temporada, como a etapa de Baku da Copa do Mundo.
+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PROVAS DE CONJUNTO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Na ocasião, a seleção brasileira ficou em 8º lugar nas cinco bolas e na 7ª colocação na prova mista (três arcos e duas maças). Ainda antes de Tóquio 2020, o conjunto terá uma parada em Israel para atuar no Grand Prix de Tel Aviv de ginástica rítmica, entre os dias 17 e 21 de julho.