Geovanna Santos da Silva
Geovanna Santos – ginástica rítmica – conjunto – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 19 anos (15/02/2002)
Altura: 1,56m
Peso: 48kg
Com apenas 19 anos, Geovanna Santos da Silva, mais conhecida como Geovanna Santos, é uma ginasta que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nas provas de conjunto da ginástica rítmica.
+ CONFIRA TUDO SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Em Tóquio, terá a companhia de Déborah Medrado, Beatriz Linhares, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pírcio.
Suporte familiar
A paixão de Geovanna Santos pela modalidade começou cedo, logo aos seis anos, quando sua mãe a inscreveu para ginástica rítmica visando que sua filha elétrica gastasse a energia no esporte. E a paixão foi a primeira vista. Tanto que ela foi aprovada para representar um clube na modalidade em Vitória, na capital do Espírito Santo.
O grande problema, porém, foi a necessidade de mudança de cidade. Para que a atleta não fosse morar sozinha ainda tão jovem, o pai que trabalhava com extração de granito, abandonou o emprego para acompanhar a filha junto com o restante da família para que o sonho de Geovanna pudesse continuar.
Outro membro da família que passou por uma grande mudança para ajudar Geovanna Santos foi o irmão. Atleta de badminton, o familiar largou a raquete e a peteca para se tornar árbitro de ginástica rítmica, fato que ajuda a jovem a poder ser melhor avaliada mesmo dentro de casa.
Juventude de conquistas
Não demorou para que todo este esforço familiar começasse a render resultados positivos para a atleta. Com apenas 15, em 2017, a atleta viveu uma temporada recheada de conquistas nacionais e internacionais. Entre as conquistas estão cinco ouros no Pan-Americano Juvenil 2017, ouro na fita no Brasileiro 2017, 7x campeã estadual, vice-campeã por equipes no Brasileiro 2017 e vice-campeã por equipes nos Jogos Escolares 2017.
Em 2018, Geovanna Santos conquistou as suas principais conquistas nas competições juvenis. Em Marrocos, a ginasta de apenas 16 anos conquistou as medalhas de ouro por equipe e bronze no conjunto cinco cordas na Gymnasiade, competição reconhecida como o mundial escolar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Em 2021
O principal resultado da temporada até aqui foi justamente o que garantiu o time brasileiro em Tóquio. A confirmação da classificação para os Jogos Olímpicos rolou há cerca de um mês, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Em grande atuação, o time brasileiro conquistou a medalha de ouro ao bater o México em duelo apertado, deixando o rival com a prata. Os Estados Unidos completaram o pódio.
Além da medalha de ouro e a vaga olímpica conquistadas no Rio durante a disputa do Pan-Americano de ginástica rítmica, o Brasil registrou outro resultado relevante às vésperas da Olimpíada. Com Geovanna Santos e companhia, a equipe disputou a decisão em duas categorias da etapa de Baku da Copa do Mundo.
+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PROVAS DE CONJUNTO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Na ocasião, a seleção brasileira ficou em 8º lugar nas cinco bolas e na 7ª colocação na prova mista (três arcos e duas maças). Ainda antes de Tóquio 2020, o conjunto terá uma parada em Israel para atuar no Grand Prix de Tel Aviv de ginástica rítmica, entre os dias 17 e 21 de julho.