Siga o OTD

Geovanna Santos da Silva

Geovanna Santos – ginástica rítmica – conjunto – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Pinheiros/ES
Idade: 19 anos (15/02/2002)
Altura: 1,56m
Peso: 48kg

Com apenas 19 anos, Geovanna Santos da Silva, mais conhecida como Geovanna Santos, é uma ginasta que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nas provas de conjunto da ginástica rítmica.

+ CONFIRA TUDO SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Em Tóquio, terá a companhia de Déborah Medrado, Beatriz Linhares, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pírcio.

Suporte familiar

A paixão de Geovanna Santos pela modalidade começou cedo, logo aos seis anos, quando sua mãe a inscreveu para ginástica rítmica visando que sua filha elétrica gastasse a energia no esporte. E a paixão foi a primeira vista. Tanto que ela foi aprovada para representar um clube na modalidade em Vitória, na capital do Espírito Santo.

O grande problema, porém, foi a necessidade de mudança de cidade. Para que a atleta não fosse morar sozinha ainda tão jovem, o pai que trabalhava com extração de granito, abandonou o emprego para acompanhar a filha junto com o restante da família para que o sonho de Geovanna pudesse continuar.

Geovanna Santos Jogos Olímpicos conjunto ginástica rítmica Tóquio
Geovanna Santos contou com um enorme suporte familiar na ginástica rítmica (Ricardo Bufolin/CBG)

Outro membro da família que passou por uma grande mudança para ajudar Geovanna Santos foi o irmão. Atleta de badminton, o familiar largou a raquete e a peteca para se tornar árbitro de ginástica rítmica, fato que ajuda a jovem a poder ser melhor avaliada mesmo dentro de casa.

Juventude de conquistas

Não demorou para que todo este esforço familiar começasse a render resultados positivos para a atleta. Com apenas 15, em 2017, a atleta viveu uma temporada recheada de conquistas nacionais e internacionais. Entre as conquistas estão cinco ouros no Pan-Americano Juvenil 2017, ouro na fita no Brasileiro 2017, 7x campeã estadual, vice-campeã por equipes no Brasileiro 2017 e vice-campeã por equipes nos Jogos Escolares 2017.

Atleta conquistou uma série de medalhas nos eventos juvenis (Divulgação)

Em 2018, Geovanna Santos conquistou as suas principais conquistas nas competições juvenis. Em Marrocos, a ginasta de apenas 16 anos conquistou as medalhas de ouro por equipe e bronze no conjunto cinco cordas na Gymnasiade, competição reconhecida como o mundial escolar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2021

O principal resultado da temporada até aqui foi justamente o que garantiu o time brasileiro em Tóquio. A confirmação da classificação para os Jogos Olímpicos rolou há cerca de um mês, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Em grande atuação, o time brasileiro conquistou a medalha de ouro ao bater o México em duelo apertado, deixando o rival com a prata. Os Estados Unidos completaram o pódio.

Equipe conquistou a vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos disputados no Brasil (Ricardo Bufolin/CBG)

Além da medalha de ouro e a vaga olímpica conquistadas no Rio durante a disputa do Pan-Americano de ginástica rítmica, o Brasil registrou outro resultado relevante às vésperas da Olimpíada. Com Geovanna Santos e companhia, a equipe disputou a decisão em duas categorias da etapa de Baku da Copa do Mundo.

+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PROVAS DE CONJUNTO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Na ocasião, a seleção brasileira ficou em 8º lugar nas cinco bolas e na 7ª colocação na prova mista (três arcos e duas maças). Ainda antes de Tóquio 2020, o conjunto terá uma parada em Israel para atuar no Grand Prix de Tel Aviv de ginástica rítmica, entre os dias 17 e 21 de julho.