Siga o OTD

Déborah Medrado Barbosa

Déborah Medrado – ginástica rítmica – conjunto – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Serra/ES
Idade: 19 anos (13/07/2002)
Altura: 1,65m
Peso: 52kg
Pan: 1 (Lima-2019)

PAN
– Lima-2019 (3 arcos + 2 pares de maças)
– Lima-2019 (5 bolas)
– Lima-2019 (grupo geral)

Multicampeã pan-americana com apenas 19 anos, Déborah Medrado Barbosa, mais conhecida como Déborah Medrado, é uma ginasta que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nas provas de conjunto da ginástica rítmica.

+ CONFIRA TUDO SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Em Tóquio, terá a companhia de Beatriz Linhares, Geovanna Santos, Maria Eduarda Arakaki e Nicole Pírcio.

Medalhas em Lima

Há dois anos, em Lima, no Peru, Déborah Medrado liderou a seleção brasileira de conjunto da ginástica rítmica na disputa dos Jogos Pan-Americanos com maestria. Na ocasião, o grupo brasileiro, formado por atletas muito jovens, fazia praticamente a sua estreia em grandes competições internacionais e já fez bonito: conquistando uma medalha de ouro (três arcos e dois pares de maças) e duas medalhas de bronze (cinco bolas bolas e grupo geral).

Beatriz Linhares - ginástica rítmica - conjunto - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Débora, à esquerda, juntamente com o restante da equipe que faturou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Foto: Reprodução/Instagram

As companheiras de equipe na capital peruana foram Vitória Guerra, Camila Rossi, Beatriz Linhares e Nicole Pírcio. As duas últimas, inclusive, ao lado de Déborah Medrado, Geovanna Santos e Duda Arakaki, foram convocadas pela treinadora Camila Ferezin para Tóquio 2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Comemoração pelo adiamento

Déborah Medrado faz parte de uma seleta lista de atletas que comemorou o fato dos Jogos Olímpicos de Tóquio terem sido adiados para 2021. Por conta do formato anatômico dos seus pés, que causavam dores nos membros, a atleta optou por realizar uma cirurgia em março de 2020.

Naquele momento, a opção pela intervenção cirúrgica representava o fim do sonho olímpico para Tóquio, que já não haveria tempo hábil para que retornasse aos treinos para as competições previstas na temporada.

Déborah Medrado - adiamento Olimpíadas Ginástica Rítmica sonho Tóquio Jogos Olímpicos conjunto
Déborah Medrado é capitã da seleção brasileira de conjunto (Foto: Ricardo Bufolini/CBG)

No entanto, a pandemia do coronavírus alterou todo o cenário. Com todas as grandes competições adiadas, a atleta foi umas das poucas beneficiadas com tudo isso e contou com um tempo a mais para se recuperar 100% do tratamento e retomar aos treinamentos.

Mesmo sendo ausência na viagem do grupo para Portugal no final do último ano pela Missão Europa, quando o grupo foi até o velho continente para um período preparatório, Déborah Medrado não teve problemas para retomar o seu espaço na seleção, inclusive contribuindo para os bons resultados do grupo já nesta temporada de 2021.

+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PROVAS DE CONJUNTO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Em 2021

O principal resultado da temporada até aqui foi justamente o que garantiu o time brasileiro em Tóquio. A confirmação da classificação para os Jogos Olímpicos rolou há cerca de um mês, no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade. Em grande atuação, o time brasileiro conquistou a medalha de ouro ao bater o México em duelo apertado, deixando o rival com a prata. Os Estados Unidos completaram o pódio.

Além da medalha de ouro e a vaga olímpica conquistadas no Rio durante a disputa do Pan-Americano de ginástica rítmica, o Brasil registrou outro resultado relevante às vésperas da Olimpíada. Com Déborah Medrado e companhia, a equipe disputou a decisão em duas categorias da etapa de Baku da Copa do Mundo.

Na ocasião, a seleção brasileira ficou em 8º lugar nas cinco bolas e na 7ª colocação na prova mista (três arcos e duas maças). Ainda antes de Tóquio 2020, o conjunto terá uma parada em Israel para atuar no Grand Prix de Tel Aviv de ginástica rítmica, entre os dias 17 e 21 de julho.