Gabriel Teodoro Martinelli Silva
Gabriel Martinelli – futebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 20 anos (18/06/2001)
Altura: 1,80m
Clube: Arsenal/ING
OLIMPÍADA
– Tóquio 2020
Gabriel Teodoro Martinelli Silva, mais conhecido como Gabriel Martinelli, é atacante do Arsenal, da Inglaterra, e conquistou a medalha de ouro com a seleção brasileira de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ CONFIRA TUDO SOBRE O FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Destaque desde cedo e chegada ao Ituano
Geralmente, dizem que aquele jogador que ‘nasceu’ no futsal leva as habilidades e os ensinamentos para brilhar nos gramados. Com Gabriel Martinelli, esse ditado parece ter funcionado. Em 2010, com apenas 9 anos de idade, o garoto nascido em Guarulhos iniciava os treinamentos no futsal do Corinthians.
A quantidade de gols era impressionante, chamando a atenção da equipe do campo. No ano seguinte, ele se dividia entre as duas modalidades. A partir de 2012, largou as quadras para seguir apenas com o futebol, passando pelas categorias sub-11, sub-13 e sub-15 do Timão, onde ficou até 2014.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A qualidade era grande para a pouca idade. Gabriel passou por testes no Manchester United e no Barcelona, antes de fechar com o Ituano, do interior paulista, que acreditou no seu potencial. Somando as temporadas de 2016 e 2017, ainda antes de ser promovido ao time principal, foram 32 gols marcados em 44 partidas.
Os números o credenciaram cada vez mais como uma das grandes revelações do Galo àquela altura, fazendo com que ele chegasse ao elenco profissional muito cedo. Em 2018, pouco tempo depois de assinar o primeiro contrato, estreou contra o São Bento, pelo Campeonato Paulista, na vitória por 2 a 1 em Sorocaba. E a idade? Somente 16 anos e 9 meses.
Da Copinha à Premier League
No ano seguinte, Martinelli participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior durante o mês de janeiro. Foram seis gols em quatro jogos, fazendo com que ele fosse convocado pelo Ituano para o Paulistão. Artilheiro do time, guardou outros seis tentos ao longo do Estadual. Foi eleito como a revelação e figurou na seleção daquela edição. Que começo, hein?!
As atuações de gente grande abrilhantaram os olhos dos gigantes do Brasil, mas foi o Arsenal quem agiu rápido para a assegurar a contratação. Em julho de 2019, com 18 anos, assinou um contrato válido por cinco temporadas com o clube de Londres. Em poucos meses, o atacante vindo da Copinha viveu momentos intensos e passou a disputar a liga mais importante no mundo.
+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PARTIDAS DA SELEÇÃO MASCULINA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Gabriel teve um começo fulminante e arrasador na terra da rainha. Colocou 10 bolas na rede em 26 confrontos, virando a grande sensação dos Gunners e do futebol brasileiro em solo europeu. Sem contar as paralisações ao redor da Terra em função do agravamento da pandemia, ele sofreu também com uma lesão no joelho esquerdo. Foi necessária uma artroscopia para resolver o problema na cartilagem, o que o tirou do restante da temporada.
Preterido pela Itália, o começo nas seleções de base do Brasil
O sobrenome Martinelli claramente vem da Itália. Antes de acertar sua ida ao Arsenal, o ponta tirou a cidadania do país italiano, permitindo a possibilidade de escolher por qual seleção quer atuar. Com paciência, preferiu deixar a decisão aparecer naturalmente. Para evitar uma possível dúvida, a seleção brasileira observou a situação e deu oportunidades ao jogador.
No sub-18, Gabriel viu que estava no radar de André Jardine. Além disso, participou de períodos de treinamento com a seleção principal, convivendo com Neymar e companhia. Mais tarde, já na preparação visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi convocado para torneios preparatórios e para o Pré-Oímpico, em janeiro de 2020, na Colômbia. No entanto, em função da boa fase na Inglaterra, não foi liberado pela diretoria londrina.
Em 2021
Ao retornar de lesão para a temporada 2021, Gabriel Martinelli recebeu sequência no Arsenal. Participou de 22 jogos, com dois gols marcados. Ajudou a equipe a alcançar as semifinais da Liga Europa e o 8º lugar na Premier League, dentre os principais torneios do ano.
O paulista entrou em campo nos três últimos testes da seleção olímpica antes do início do futebol masculino na Olimpíada. Recebeu a titularidade no triunfo diante da Sérvia (3 a 0) e veio ao gramado no segundo tempo na derrota para Cabo Verde (2 a 1) e na vitória sobre os Emirados Árabes (5 a 2), quando deixou o dele na goleada. Agora recuperado, vem ao Japão como um dos nomes mais conhecidos mundo afora.