Antony Matheus dos Santos
Antony – futebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 21 anos (24/02/2000)
Altura: 1,74m
Clube: Ajax/HOL
OLIMPÍADA
– Tóquio 2020
Antony Matheus dos Santos, mais conhecido como Antony, é atacante do Ajax, da Holanda, e conquistou a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020,
+ CONFIRA TUDO SOBRE O FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
Relação com o São Paulo e o começo da carreira
É praticamente impossível não relacionar Antony ao São Paulo imediamente. Nascido em Osasco, o futuro atleta chegou ao Morumbi com somente 10 anos de idade, em 2010, passando por todas as equipes de base do clube desde então.
Oito anos mais tarde, foi promovido ao time principal, concretizando um sonho de infância. Em novembro de 2018, entrou no segundo tempo no empate diante do Grêmio, em 1 a 1, no Cícero Pompeu de Toledo. Comandado à época por André Jardine, atual treinador da seleção da olímpica, começou ali a sua trajetória como profissional sem nem imaginar o que estava por vir.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Na virada daquela temporada, retornou às categorias inferiores. Durante a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, em 2019, se tornou o grande destaque grupo, além de ser eleito como o melhor jogador da competição. Ao todo, foram 4 gols e 6 assistências em apenas 9 partidas realizadas. Na decisão contra o Vasco, deixou o dele e levantou o troféu no Pacaembu.
As boas atuações o trouxeram novamente para o elenco principal. Ajudou o São Paulo a chegar à final do Paulistão, contra o rival Corinthians, marcando inclusive o tento tricolor no duelo de volta. Apesar do vice, ganhou o carinho da torcida e garantiu um lugar constante entre os titulares.
Experiências na seleção antes dos Jogos de Tóquio 2020
Uma das principais revelações do São Paulo e do futebol brasileiro naquele momento, o jovem atacante naturalmente chamava a atenção das seleções de base. André Jardine assumiu o comando do time olímpico com a missão de colocar o país em Tóquio. Para isso, precisaria contar com os melhores. E o nome de Antony figurou na lista dos convocados para o Torneio de Toulon, em maio de 2019.
Ao longo do campeonato, o Brasil atropelou os adversários. Na primeira fase, sonoras goleadas sobre França, dona da casa, Guatemala e Catar, além de derrubar a Irlanda com um 2 a 0 na semifinal. Contra o Japão, após empate em 1 a 1, levou a melhor e trouxe a taça para casa ao vencer nos pênaltis. O atleta tricolor deixou a sua marca em duas oportunidades, incluindo o gol na finalíssima.
+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PARTIDAS DA SELEÇÃO MASCULINA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020
O primeiro grande teste deixou boas impressões. A geração é promissora e poderia chegar forte para os Jogos Olímpicos. Contudo, para ter a oportunidade de defender a medalha de ouro na capital japonesa, era preciso garantir a classificação.
No começo do último ano, às vésperas da pandemia, a seleção brasileira partiu para a Colômbia, onde buscava a classificação para o maior evento do esporte mundial através do Pré-Olímpico. Antony marcou presença novamente. A equipe terminou invicta, somando cinco vitórias e dois empates, mas não ficou com o título. No quadrangular final, a Argentina assegurou o primeiro lugar na pontuação, enquanto o Brasil foi vice. Ambos carimbaram o passaporte para o continente oriental.
Venda ao Ajax
Joia do São Paulo, Antony também conviveu com o interesse da Europa em seu futebol. As sequências no clube e na seleção de base já colocavam o jogador de 20 anos entre os atletas mais promissores da atualidade. O Ajax com certeza sabia disso…
Os holandeses apresentaram uma proposta oficial ao Tricolor, que aceitou. A venda foi concretizada no valor de 29 milhões de euros (R$ 175 milhões, na cotação atual), quantia alta que agradou a cúpula são-paulina. O garoto, no entanto, não teve a oportundiade de se despedir ao lado dos torcedores no Morumbi. A vitória por 2 a 1 sobre o Santos, pelo Paulistão 2020, já não contou com a presença de público em função da disseminação do vírus.
Em 2021
Antony registra ótimos números com a camisa do clube de Amsterdã. O longo período de inatividade por conta da pausa do futebol não interrompeu a boa média do atacante. Desde que chegou aos Países Baixos, considerando amistosos, são 51 partidas e 14 gols marcados.
O jogador foi apresentado no Ajax em julho de 2020. De lá para cá, conquistou dois títulos na última temporada: Copa da Holanda e Campeonato Holandês. Pela Liga Europa, levou a equipe às quartas de final, quando caiu para a Roma, da Itália, com o placar agregado de 3 a 2. Campanhas e números importantes na reta final do ciclo olímpico.