Siga o OTD

Tamires Cássia Dias Gomes

Tamires – seleção brasileira de futebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Caeté/MG
Idade: 33 anos (10/10/1987)
Altura: 1,61m
Peso: 63m
Clube: Corinthians/SP
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
Pan: 1(Toronto-2015)

PAN
-Toronto-2015

Tamires Cássia Dias Gomes é uma lateral-esquerda que atualmente joga pelo Corinthians e que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o futebol feminino em Tóquio 2020

Influenciada por tios e primos, Tamires praticou futebol desde criança e após assistir uma partida da seleção feminina pela televisão, decidiu que queria ser uma atleta da modalidade. Aos 15 anos, a jogadora, que hoje é um dos destaques da seleção feminina, deixou Minas Gerais e rumou a São Paulo para morar com uma tia e seguir em busca do sonho.

A carreira de Tamires começou no futsal, com passagens por equipes pequenas de Guarulhos. Com 16 anos, a jovem fez um teste para jogar futebol de campo no Juventus e passou. Destaque no Moleque Travesso, foi para o Santos e depois se transferiu para o Charlotte Eagles, dos Estados Unidos.

Pausa na carreira para ser mãe

Em 2009, quando estava na Ferroviária, de Araraquara, Tamires descobriu que estava grávida e pensou que sua carreira no futebol havia terminado. Apoiada pela família para dar continuidade ao sonho no esporte, a jogadora aceitou um convite do Atlético-MG e voltou aos gramados dois anos depois, mas decidiu deixá-lo novamente para cuidar do filho.

Tamires ficou mais dois anos longe dos gramados e retornou em 2013 para jogar no São Bernardo. Foi nesse período que foi convocado pela primeira vez para servir a seleção feminina.

A partir de então, a lateral-esquerda se tornou figurinha carimbada no elenco do Brasil e conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. No mesmo ano, disputou a Copa do Mundo do Canadá, onde o time brasileiro caiu nas oitavas de final para a Austrália.

Saiba mais sobre Tamires, lateral-esquerda do Corinthians  que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Tamires com a medalha de ouro do Pan-2015 (Tom Szczerbowski/Reuters)

Titular na seleção e triunfos alvi-negros

Em 2016, ela foi titular da seleção brasileira nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Na ocasião, o time comandado por Vadão ficou com o quarto lugar, perdendo a semifinal para a Suécia nos pênaltis e a decisão do bronze para o Canadá por 2 a 1. Tamires disputou sua segunda Copa do Mundo três anos depois, quando foi um dos destaques do time que caiu nas oitavas de final para a anfitriã França.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Após quatro anos defendendo o Fortuna Hjorring, da Dinamarca, a lateral-esquerda voltou ao Brasil, e foi peça fundamental de campanhas históricas do Corinthians. Campeão Brasileiro, da Libertadores e do Paulista, o Timão ficou quase um ano sem perder entre 2019 e 2020. No título de 2020, a jogadora foi eleita para a seleção do campeonato.

O Corinthians está na semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino A1 de 2020. Assim como aconteceu no jogo de ida das quartas de final, as Alvinegras do Timão também venceram o Grêmio na volta, nesta segunda-feira (2). Na partida disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, Gabi Zanotti e Tamires balançaram a rede das Gurias Gremistas na vitória por 2 a 1. A equipe visitante marcou seu gol com Eudimilla
Tamires com a camisa do Corinthians (Twitter/SCCPFutFeminino)

Em 2021

A jogadora segue como titular absoluta do Corinthians, líder isolado e classificado para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.

Tamires esteve presente com a seleção brasileira de futebol feminino no Torneio She Believes, realizado nos Estados Unidos com a presença das donas da casa, a Argentina e o Canadá; as comandadas de Pia Sundhage terminaram a competição atrás apenas das donas da casa.

Além disso, Tamires atuou em junho nos dois últimos testes visando a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil bateu a Rússia pelo placar de 3 a 0 e na sequência ficou no empate sem gols diante do Canadá.

No dia 18 de junho, a técnica Pia Sundhage divulgou as 18 atletas que representarão a seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na briga pela primeira medalha dourada na modalidade.

Contando com Marta e Formiga como líderes do grupo, o destaque da convocação ficou por conta da ausência da centroavante Cristiane, maior artilheira da história olímpica e que fica de fora de uma Olimpíada após ter participado das últimas quatro edições.

Confira o perfil de TODAS as jogadoras que representarão o Brasil em Tóquio

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann), Letícia Izidoro (Benfica-POR) e Aline Reis (Tenerife-ESP)

Defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP) E Letícia Santos (Frankfurt-ALE)

Meio-Campistas: Marta (Orlando Pride-EUA), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage), Adriana (Corinthians) e Andressa Alves (Roma-ITA)

Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e GIovana Queiroz (Barcelona-ESP).