Siga o OTD

Julia Bianchi

Julia Bianchi – seleção brasileira de futebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Xanxerê/SC
Idade: 23 anos (07/10/1997)
Altura: 1,67m
Clube: Palmeiras/SP

Julia Bianchi é uma meio-campista que atualmente atua no Palmeiras e que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o futebol feminino em Tóquio 2020

Das arquibancadas na Rio 2016 aos gramados de Tóquio 2020

Em 2016, o Olimpíada Todo Dia começava a engatinhar. O projeto de acompanhar todo o esporte olímpico brasileiro surgiu pouco depois dos Jogos do Rio de Janeiro. Em paralelo, com o mesmo sonho de também estar no Japão para a edição seguinte, estava a jovem Julia Bianchi, de 18 anos de idade à época. Das arquibancadas da Arena Corinthians, agora Neo Química Arena, viu a disputa da medalha de bronze entre Brasil e Canadá.

A seleção feminina perdeu por 2 a 1 e acabou ficando com o quarto lugar naquela edição, o que só alimentou ainda mais o sonho de levar o país ao primeiro título olímpico de sua história. Foi especial viver aquela emoção e certamente será ainda mais especial ter a oportunidade de entrar em campo na capital japonesa.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Julia Bianchi - seleção brasileira de futebol feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Julia Bianchi foi convocada para a sua primeira participação no futebol feminino dos Jogos Olímpicos. Foto: Mariana Sá/CBF

“Eu fui ao estádio assistir à disputa de terceiro e quarto (lugares) e foi muito especial estar ali na torcida. O clima, o ambiente, tudo. Depois disso eu tive uma passagem na Europa, em 2017, que me ajudou bastante como jogadora, principalmente na questão tática. Essa passagem me fez amadurecer e aprender bastante em todos os sentidos. O sonho de todo atleta é participar de uma Copa do Mundo e de uma Olimpíada. Faço parte desse grupo e estamos nos preparando para chegar bem em Tóquio”, contou a meio-campista ao jornalista Paulo Chacon, do OTD, durante entrevista coletiva.

Início recente na seleção e confiança de Pia

A treinadora sueca Pia Sundhage assumiu o comando técnico da seleção feminina logo após o Mundial da França, em 2019. Todas as convocações de Julia Bianchi aconteceram na ‘Era Pia’, que deposita confiança na atleta que atualmente defende as cores do Palmeiras.

Além da experiência internacional, o convívio com a técnica auxilia na evolução de seu jogo. O trabalho que vem sendo feito no momento visa exclusivamente os Jogos Olímpicos. O sonho da medalha de ouro segue cada vez mais vivo.

“Desde que a Pia chegou a gente evoluiu bastante e vamos chegar muito preparadas para essa competição. A gente tem sempre algo a aprender e evoluir. No decorrer dos anos eu tive contato com vários profissionais e acredito que nada resiste ao trabalho. Estamos focadas em tudo que a gente precisa melhorar e agora é preparar e ir para jogar os Jogos Olímpicos de Tóquio. Para mim, tem sido incrível (estar na seleção com Marta e Formiga). A gente cresceu vendo elas jogarem bola e tem sido uma troca de experiências muito boa, muito positiva. Acredito que o grupo é muito bom e vamos chegar bem para os Jogos Olímpicos”, completou.

Experiência na Espanha e resumo da carreira

A catarinense de 23 anos começou a carreira profissional no Avaí/Kindermann, seguindo para Centro Olímpico e Ferroviária. Em 2017, de volta ao clube de sua terra natal, foi emprestada ao Madrid CFF, da Espanha, por duas temporadas. Foram 17 partidas disputadas com a camisa do time europeu na divisão de elite do futebol espanhol e chegou a ser titular diante do poderoso Barcelona.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

De volta ao Brasil, fez excelente temporada em mais uma passagem pelo Avaí/Kindermann, com 19 jogos e 5 gols marcados em 2020. Após a competição, foi eleita como a melhor volante do Brasileirão Feminino, figurando também na seleção do campeonato. As boas atuações despertaram o interesse do Palmeiras em sua contratação.

Em 2021

Em 2021, ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Julia Bianchi marcou presença na seleção feminina do Brasil. Foi convocada para a disputa do torneio She Believes, em janeiro, e para os amistosos preparatórios diante de Rússia e Canadá, em junho.

Julia Bianchi - seleção brasileira de futebol feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Julia Bianchi, da seleção feminina, na partida entre Palmeiras e São Paulo, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, no estádio do Canindé, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

Pelo Palmeiras, seu novo clube, foram 12 partidas realizadas e dois gols feitos na temporada. O Verdão, inclusive, está invicto no Brasileirão Feminino e encara o Grêmio nas quartas de final. Ao todo, são 11 vitórias e 4 empates no torneio, pausado em função da Olimpíada.

Confira o perfil de TODAS as jogadoras que representarão o Brasil em Tóquio

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann), Letícia Izidoro (Benfica-POR) e Aline Reis (Tenerife-ESP)

Defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP), Poliana (Corinthians) e Letícia Santos (Frankfurt-ALE)

Meio-Campistas: Marta (Orlando Pride-EUA), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage), Angelina (Ol Reign/EUA) e Andressa Alves (Roma-ITA)

Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e Giovana Queiroz (Barcelona-ESP).