Siga o OTD

Jucinara Thaís Soares Paz

Jucinara – seleção brasileira de futebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Porto Alegre/RS
Idade: 27 anos (03/08/1993)
Altura: 1,62m
Clube: Levante/ESP

Jucinara Thaís Soares Paz, mais conhecida como Jucinara, é uma lateral-esquerda que atualmente atua no Levante-ESP e que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o futebol feminino em Tóquio 2020

Em um ano: da primeira convocação aos Jogos de Tóquio

Pia Sundhage assumiu a seleção feminina em julho de 2019, logo depois da Copa do Mundo da França. Com a mudança no comando, naturalmente começava um novo ciclo. Entre renovações e permanências, a comissão técnica avaliou e deu oportunidades para diversas jogadoras na preparação rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. E uma delas agarrou a chance com as duas mãos.

A lateral-esquerda Jucinara, então com 26 anos, que defende o Levante-ESP, foi convocada pela primeira vez apenas em fevereiro do ano passado, sendo uma das surpresas promovidas pela treinadora sueca naquela ocasião. A delegação viajaria para a França, onde enfrentaria, além das anfitriãs, Holanda e Canadá, pelo Torneio Internacional.

Jucinara - seleção brasileira de futebol feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Jucinara durante amistoso preparatório da seleção feminina, contra o Equador, no Morumbi. Foto: Mariana Sá/CBF

Atingindo os objetivos

A grande temporada vivida com o clube foi fundamental para ela. Naquele momento, a pouco tempo da Olimpíada, a pandemia ainda não estava em proporções tão drásticas. Com os adiamentos dos campeonatos pelo mundo, Jucinara teve mais tempo para convencer a equipe e a comandante de que poderia fazer parte do grupo que estaria no Japão. A missão foi cumprida.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Na corrida por Tóquio, a atleta aproveitou a brecha e venceu a ‘briga’. Em abril, em entrevista ao site oficial do Levante, contou que este era um de seus principais objetivos, assim como o desejo de disputar o Mundial de 2023, na Austrália e Nova Zelândia:

“Eu tenho, junto com o Levante, a mesma ambição, disso compartilhamos. Tenho também os meus, como agora com a chegada da Olimpíada em Tóquio. Tenho esse meu objetivo. Tem, em dois anos, outro Mundial, que eu também quero estar e acredito que o Levante me dá tudo para que eu consiga alcançar os meus sonhos e desejos pessoais.”

Gaúcha de nascimento, se sentiu em casa na Espanha

Como está marcado na ficha ali em cima na página, Jucinara nasceu em Porto Alegre. Começou a carreira no Internacional e logo foi para o Centro Olímpico, passando ainda pelo Corinthians, no momento em que o clube tinha parceria com o Osasco Audax. De lá, viajou para a Espanha para defender o Atlético de Madrid.

Jucinara - seleção brasileira de futebol feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Jucinara em ação pelo Levante na última temporada. Lateral vai defender a seleção feminina nos Jogos de Tóquio 2020. Foto: LevanteUDFemenino/Instagram

No gigante da capital espanhola, conquistou o título da Primera División e foi vice-campeã da Copa da Rainha. Na sequência, fechou com o Valencia, antes de pular o muro e encontrar seu melhor momento da carreira no Levante, rival da mesma cidade, a partir da temporada 2019/20. Pelo clube atual, já foram 54 partidas realizadas e um gol marcado. Renovou o contrato até 2023.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Em bom espanhol, já que reside no país desde 2017, Jucinara valorizou a importância do clube para a fase que vive atualmente: “Dois anos que cheguei ao clube, cada vez mais me sinto em casa. O clube me proporcionou tudo o que eu necessitava. Mentalmente, fisicamente, com o grupo. A cada treinamento vou aprendendo algo novo, com minhas companheiras e a comissão técnica.”

Em 2021

Na última temporada, o Levante alcançou feitos importantes no futebol feminino, ainda que tenha ‘batido na trave’ na reta final das principais competições. Com Jucinara, a equipe chegou à decisão da Copa da Rainha, quando encontrou o Barcelona pela frente. Após sofrer 3 a 0 no primeiro tempo, o time reagiu, encostou no placar e chegou a diminuir a diferença para apenas um gol na etapa final. O Barça retomou o controle e fechou a conta em 4 a 2.

Jucinara - seleção brasileira de futebol feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Após grande temporada na Espanha, Jucinara foi convocada por Pia. Foto: Sam Robles/CBF

Além do vice na copa local, o clube da cidade de Valencia também batalhou no Campeonato Espanhol. A jogadora brasileira da seleção feminina levou o time ao terceiro lugar, com 70 pontos, 21 vitórias, 7 empates e 6 derrotas ao longo da campanha. A posição na tabela colocou o Levante na próxima edição da Champions League Feminina, onde encara o Celtic, da Escócia, nas fases prévias da competição. Ano animador para Jucinara, convocada por Pia para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Confira o perfil de TODAS as jogadoras que representarão o Brasil em Tóquio

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann), Letícia Izidoro (Benfica-POR) e Aline Reis (Tenerife-ESP)

Defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP) e Letícia Santos (Frankfurt-ALE)

Meio-Campistas: Marta (Orlando Pride-EUA), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage), Angelina (Ol Reign-EUA) e Andressa Alves (Roma-ITA)

Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e Giovana Queiroz (Barcelona-ESP).