Geyse da Silva Ferreira
Geyse – seleção brasileira de futebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 23 anos (27/03/1998)
Altura: 1,68m
Clube: Madrid CFF/ESP
Geyse da Silva Ferreira, mais conhecida como Geyse, é uma atacante que atualmente atua no Madrid CFF-ESP e que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o futebol feminino em Tóquio 2020
À beira da praia, o começo de tudo
Quando nem imaginava em se tornar uma atleta olímpica, Geyse brincava e jogava bola com os meninos à beira das praias de Maragogi, em Alagoas. Como na grande maioria dos casos entre as jogadoras do futebol feminino, o início na modalidade é parecido com este, dividindo as ruas, as quadras e até as praias com os garotos.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Durante a escola, surgiu uma oportunidade de ouro que não poderia ser desperdiçada. Uma professora de Educação Física a convidou para participar dos Jogos Escolares de futsal, onde se destacou, posteriormente foi para o campo e começou a trajetória rumo ao Japão para a disputa da Olimpíada.
Assim como Marta, de Alagoas para o mundo
A atacante nasceu em 1998. Já atuando na Europa há praticamente 5 anos, é uma das grandes promessas da seleção feminina para os desafios que virão no futuro. Além de Tóquio 2020, a Copa do Mundo de 2023, na Austrália e Nova Zelândia, começa a surgir no horizonte.
Com a pouca idade, entre a infância e adolescência, Geyse viu o auge de Marta, também alagoana. A Rainha do futebol brasileiro dispensa apresentações, como se não bastassem as duas pratas olímpicas, um vice-mundial e os seis prêmios de melhor jogadora do mundo. A lenda da camisa 10 do Brasil influencia e influenciou as próximas gerações da modalidade.
Convocada por Pia Sundhage, a jovem Geyse tem em Marta uma fonte de inspiração e admiração. Através da idolatria, recebe a confiança e a força que precisa para seguir correndo atrás de seus sonhos. Nos Jogos Olímpicos, terá a oportunidade de dividir o gramado ao lado da craque.
Seleção feminina: dos Mundiais na base ao Mundial da França
Destaque desde cedo, Geyse teve a oportunidade de disputar duas vezes o Mundial Sub-20 com a camisa da seleção feminina. Em 2016, marcou um gol na goleada por 9 a 0 contra Papua Nova Guiné, país-sede, na estreia da competição. O Brasil avançou ao mata-mata, mas caiu para Japão nas quartas de final.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Dois anos depois, em 2018, as brasileiras ficaram pelo caminho ainda na fase grupos, em chave com México, Inglaterra e Coreia do Norte. A atleta deixou o dela na última rodada, em derrota justamente para as asiáticas, por 2 a 1. A experiência em competições deste porte auxiliaram na briga por um lugar na Copa do Mundo principal no ano seguinte.
Vadão, então comandante da categoria profissional, divulgou a lista para o Mundial da França em maio de 2019. À época atuando no Benfica, de Portugal, com incríveis 51 gols marcados em somente 29 partidas, foi convocada pelo técnico para integrar o elenco de 23 jogadoras. Geyse entrou em campo na estreia diante da Jamaica e no jogo de despedida, com a derrota na prorrogação para as anfitriãs nas oitavas de final.
Em 2021
Em 2021, ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a atacante viveu temporada com números relevantes do Madrid CFF, da Espanha, para o qual ela se transferiu depois da passagem pelo Benfica. Apesar da campanha irregular da equipe no Campeonato Espanhol, com o 7º lugar (16 vitórias, 5 empates e 13 derrotas), a brasileira anotou 10 gols em 28 partidas no ano. O clube foi eliminado na semifinal da Copa da Rainha, quando perdeu para o Barcelona por 4 a 0.
Esta é a segunda vez que Geyse atua pelo time da capital espanhola. Quando deixou o Corinthians, em 2017, jogou no Madrid CFF na temporada 2017/18. Somando o retrospecto completo, são 17 tentos anotados em 46 jogos.
Confira o perfil de TODAS as jogadoras que representarão o Brasil em Tóquio
Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann), Letícia Izidoro (Benfica-POR) e Aline Reis (Tenerife-ESP)
Defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP), Poliana (Corinthians) e Letícia Santos (Frankfurt-ALE)
Meio-Campistas: Marta (Orlando Pride-EUA), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage), Angelina (Ol Reign/EUA) e Andressa Alves (Roma-ITA)
Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e Giovana Queiroz (Barcelona-ESP).