Siga o OTD

Bruna Benites

Bruna Benites – seleção brasileira de futebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Cuiabá/MT
Idade: 35 anos (16/10/1985)
Altura: 1,79m
Clube: Internacional/RS
Olimpíada: 2 (Londres-2012 e Rio-2016)

Bruna Benites, é uma defensora que atualmente joga pelo Internacional e que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o futebol feminino em Tóquio 2020

Estudos foram prioridade

Após começar a jogar futebol com seus irmãos e primos, Bruna Benites descobriu que o bairro em que vivia sediava uma equipe feminina da modalidade. Após ser aceita no teste, a jovem atleta nascida em Cuiabá foi convidada a atuar por uma equipe de futsal e aceitou migrar para dentro da quadra.

Apesar de uma boa projeção de carreira, Bruna já havia combinado com a sua mãe que não iria deixar que o futebol atrapalhasse os seus estudos na faculdade de fisioterapia. Foi só depois de ter o diploma em mãos que a carreira da atleta começou a decolar, após um convite do Foz Cataratas feito em 2011.

Chegada rápida à seleção

Pela camisa do clube paranaense, o destaque veio rápido. Após um ano atuando pelo clube, o desempenho da atleta chamou a atenção da seleção brasileira e Bruna Benites conseguiu ser inserida na convocação final do grupo para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2012, em que atuou como titular na campanha que foi encerrada nas quartas de final.

Bruna Benites é uma das atletas mais experientes do grupo (Thais Magalhães/CBF)

No ano seguinte, Bruna Benites viveu o seu auge em relação à conquistas na carreira vestindo a camisa do São José. Atuando pela equipe paulista, a defensora conquistou o Campeonato Paulista, a Libertadores da América e Mundial de Clubes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

O bom momento vivido na equipe manteve a atleta com boas sequências de convocações. Tanto que a atleta participou das campanhas da conquista da Copa América em 2014 com a camisa verde amarela e o quarto lugar nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, em que foi titular em uma partida.

Idas e Vindas

Após o bom momento atuando no Brasil, a defensora teve oportunidades para atuar em ligas internacionais, tendo adquirido experiências nas ligas dos Estados Unidos, Noruega e China. Neste período, Bruna Benites acumulou idas e vindas em convocações da seleção brasileira, disputando posição.

Bruna Benites se tornou um pilar com a camisa do Internacional

Em 2019, a atleta retornou ao futebol brasileiro para vestir a camisa do Internacional. Conseguindo um rápido destaque com a camisa colorada, a atleta se aproveitou bem do período pandêmico de convocações e chamou a atenção da técnica Pia Sundhage durante as convocações de 2020, recuperando o seu lugar cativo nas listas da seleção feminina.

Em 2021

Nome de destaque do Internacional, Bruna Benites reconquistou o seu espaço nas convocações da seleção feminina de futebol e se tornou nome constante nas convocações. A atleta, inclusive, conseguiu um enorme destaque no amistoso preparatório para Tóquio diante da Rússia, em que conseguiu anotar dois gols e abriu o caminho para a vitória.

Bruna Benites seleção feminina olímpica de futebol Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Bruna Benites anotou dois gols no amistoso diante da Rússia no mês de junho (Richard Collis/SPP/CBF)

A confirmação da vaga entre 18 selecionadas para defender a seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ocorreu em junho.

Confira o perfil de TODAS as jogadoras que representarão o Brasil em Tóquio

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann), Letícia Izidoro (Benfica-POR) e Aline Reis (Tenerife-ESP)

Defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP) E Letícia Santos (Frankfurt-ALE)

Meio-Campistas: Marta (Orlando Pride-EUA), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage), Angelina (Ol Reign-EUA) e Andressa Alves (Roma-ITA)

Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e GIovana Queiroz (Barcelona-ESP).