Luiz Henrique Cocuzzi
Luiz Henrique Cocuzzi – Ciclismo MTB – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Idade: 28 anos (02/08/1993)
Clube: Soul
Pan: 0
Olimpíada: 0
MUNDIAL
– África do Sul-2010 (cruiser)
Luiz Henrique Cocuzzi é um dos representantes do Brasil no ciclismo mountain bike (MTB) nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A edição realizada em 2021 será a primeira Olimpíada da carreira do paulista de 28 anos. Na Olimpíada, terá a companhia de Henrique Avancini no cross country (XCO).
+ Rivais, chances de Luiz Henrique, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o cross country em Tóquio 2020
Um homem de muitos irmãos
A família de Luiz Henrique é completamente anormal. E isso é um dos motivos para que o atleta do ciclismo mountain bike seja a inspiração de inúmeros irmãos. Os pais de Luiz, Ricardo e Selma, são daquelas pessoas “diferentes no mundo”.
Há cerca de 30 anos atrás, o casal encontrou uma criança abandonada chorando perto de uma lixeira, adotou e passou a cuidar dela. Alguns anos depois, Luiz Henrique nasceu e os pais seguiram adotando e cuidando de bebês e crianças abandonadas. Após um período, foi criado o Lar Nossa Senhora Aparecida, para cuidar, educar e abrigar crianças.
+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
A caminhada no esporte de Luiz Henrique Cocuzzi seguiu em paralelo e, com o passar dos anos e com as competições se tornando cada vez mais sérias, o brasileiro foi se tornando cada vez mais inspiração para seus irmãos adotivos. Atualmente, Cocuzzi é exemplo e inspiração para mais de 20 crianças que moram no lar coordenado por seus pais e o ciclista não tem noção da quantidade de irmãos que possui.
Consolidação no cenário mundial
A chegada para o cenário brasileiro foi uma das etapas do processo no caminho ao se tornar profissional. Com uma pista “sua” e com o apoio da família, Luiz Henrique Cocuzzi foi crescendo aos poucos e as conquistas caminharam. Estaduais, nacionais, continentais e afins passaram a ser competições em que Luiz Henrique passou a figurar e, muitas vezes, o brasileiro terminou entre os primeiros colocados.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
No ciclo para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o atleta do ciclismo MTB passou a ser, ao lado de Henrique Avancini, o nome do país mais frequente nas competições internacionais de grande porte, como as etapas da Copa do Mundo. Desta forma, Luiz Henrique Cocuzzi se consolidou como segundo nome do país no ranking mundial e conquistou a vaga para a sua primeira Olimpíada.
Em 2021
Luiz Henrique Cocuzzi teve um 2021 um pouco diferente do comum. Por conta da pandemia do coronavírus e a forma como a Covid-19 se deu no Brasil, o atleta representante do Brasil no ciclismo MTB nos Jogos Olímpicos de Tóquio teve dificuldade para competir. Apesar disso, nas duas etapas da Copa do Mundo que disputoum Cocuzzi terminou uma na 36ª colocação e outra na 56ª posição