Nascimento:. Conceição do Almeida/BA Idade: 21 anos Peso: Meio-Pesado (até 81kg) Olimpíada: 0 Pan: 1 (Lima-2019)
PAN
– Lima 2019 (até 81kg)
Keno foi campeão olímpico nos Jogos da Juventude em 2018 (Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)
Keno Marley Machado é um dos nomes brasileiros que vai lutar no boxemasculino dos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020, na categoria meio-pesado, até 81kg. Ele chega na capital japonesa já campeão olímpico, dos Jogos da Juventude de 2018, na Argentina, na até 75kg.
Pela seleção principal e na categoria que compete atualmente, tem uma medalha de prata em Jogos Pan-Americanos, em Lima 2019, e fechou o ano passado como o sétimo melhor colocado no ranking mundial da Associação Internacional de Boxe (Aiba).
Antes de mais nada, é bom dizer que Keno Marley nasceu Keno Machado e tem uma história curiosa em relação ao nome. O irmão dele gosta muito do músico jamaicano Bob Marley e ‘colou’ o nome em Keno, que também afirma ser fã do rei do reggae.
Música, aliás, é outra paixão do pugilista e ele garante ser bem eclético no gosto. Até arrisca batuques no pandeiro. Outra curiosidade é um hábito que criou nos Estados Unidos: usa meias estampadas nas lutas.
Recôncavo para o mundo
Apesar de ter apenas 21 anos, o atleta do boxe masculino, nascido no recôncavo baiano, tem boa experiência internacional. Além das medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude e da prata no Pan-Americano de Lima, Keno Marley costumeiramente disputa os grandes torneios da modalidade como, por exemplo, o Strandja e o dos Balcãs, ambos na Bulgária, e o Tammer, na Finlândia.
No Mundial de 2019, último realizado, parou nas oitavas de final ao perder por decisão dividida para o cazaque Bekzad Nurdauletov, que viria a ser o campeão.
Ano passado, como a grande maioria dos esportistas do mundo inteiro, passou dificuldades para treinar e competir por conta da pandemia. A retomada começou por Portugal, na Missão Europa, em setembro, quando a seleção brasileira permanente de boxe masculino e feminino voltou a se reunir.
Em 2021
Agora em março de 2021, já na reta final da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, foi campeão do Cologne World Cup, na Alemanha.
Dois dos torneios cancelados por conta da pandemia foram pré-olímpicos, previstos para Paris e Buenos Aires. Acabou que a classificação para os Jogos veio por meio do ranking mundial.
Keno vai a Tóquio com expectativas de bons resultados, e pode até beliscar uma medalha. Além de Keno Machado, a seleção brasileira de boxe, sob comando de Mateus Alves, estará representado em outras seis das 13 categorias do boxe dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.