Nascimento:. Rio Claro/SP Idade: 25 anos Peso: Peso Pena (até 57kg) Olimpíada: 0 Pan: 1 (Lima-2019)
PAN
– Lima 2019 (até 54kg)
Jucielen Romeu vai para a primeira experiência olímpica (Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br)
Jucielen Romeu defende o Brasil na categoria Peso Pena do boxefeminino, com atletas até 57kg, e vai participar de sua primeira edição olímpica nos Jogos Olímpicos em Tóquio 2020. Ela entrou nessa categoria no mundial de 2019 e fechou 2020 na 11ª colocação no ranking mundial da Associação Internacional de Boxe (Aiba). Tem como resultados recentes de destaque a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, o quinto lugar no Mundial de 2018.
A atleta lutou a maior parte da carreira no peso mosca, até 51kg. Ela começou a progredir para a atual em 2019, quando subiu para a até 54 quilos visando os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, onde foi medalha de prata. Porém, como a categoria até 54 quilos não é olímpica, o passo seguinte foi subir mais três quilos já no Mundial. Lá, ficou na primeira luta por apertados 3 a 2 contra a filipina Nesthy Petecio, que viria a ser campeã.
Como todos os atletas, teve dificuldades em 2020 com a suspensão de treinos e competições imposta pela quarentena. Em setembro, esteve na retomada de treinos via Missão Europa, em Portugal, ao lado da seleção brasileira permanente de boxe e, em outubro, voltou a competir conquistando uma medalha de prata no Torneio dos Balcãs, na Bulgária.
Em fevereiro desse ano, disputou o Torneio Strandja, também na Bulgária, e foi campeã do Cologne World Cup, na Alemanha, em março. Dois dos torneios cancelados por conta da pandemia foram pré-olímpicos, previstos para Paris e Buenos Aires. Acabou que a classificação para os Jogos veio por meio do ranking mundial. Vai a Tóquio com expectativas de bons resultados, e uma medalha seria surpreendente. Além de Jucielen Romeu, a seleção brasileira de boxe, sob comando de Mateus Alves, estará representado em outras seis das 13 categorias do boxe dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.