Graziele de Jesus
Idade: 30 anos
Peso: peso mosca feminino (até 51kg)
Olimpíada: 0
Pan: 0
Graziele de Jesus é uma atleta do boxe brasileiro da categoria peso mosca (até 51kg) feminino que defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Levada ao ringue pelo irmão
Nascida em Mogi das Cruzes, em São Paulo, Grazielle de Jesus começou no boxe por influência de um de seus irmãos. Ao acompanhar Uslem de Jesus para os treinamentos, a atleta foi se interessando pela modalidade e bastou apenas uma aula no projeto Alfa Boxe do professor Anderson Firmino, aos 16 anos, para decidir que queria seguir na modalidade de uma vez.
+ Confira TODAS as categorias do boxe masculino e feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Seu camingo no esporte foi conquistado a cada subida no ringue. Contudo, a atleta não esquece que sua família sempre esteve ao seu lado. “(Tudo começou) através do meu irmão, que também lutava boxe. Em muitos momentos, ele serviu de uma inspiração na minha trajetória. Eu o admirava muito boxeando. Minha família sempre teve um pé atrás, com a incerteza se era isso mesmo que eu queria na minha vida, mas, quando viram que foi o que escolhi, sempre tive o apoio deles”, contou a atleta para o OTD.
Em 2021
A reta final da trajetória de Grazielle de Jesus para os Jogos Olímpicos de Tóquio não foi a imaginada. Por conta da pandemia do coronavírus, a atleta, assim como a grande maioria dos brasileiros, sofreu para voltar a competir quando o mundo foi retornando para a realidade. Apesar de ser figura constante nos pódios das competições internacionais de sua categoria, Graziele teve que contar com um pouco de sorte para se garantir como uma representante do país no boxe feminino em Tóquio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
A situação da Covid-19 na América do Sul fez com que o torneio classificatória para os Jogos Olímpicos do Japão fosse adiado em mais de uma oportunidade. Desta forma, como chegou em um momento em que não haveria mais tempo para realizar a competição, a classificação das atletas do continente se deu pelo ranking das Américas. Com isso, como é classificada como a terceira melhor entre todas as atletas continentais, Grazielle de Jesus se garantiu em Tóquio.