Fabiana da Silva – Badminton – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Niterói/RJ Idade: 32 anos (27/07/1988) Altura: 1,53m Peso: 50kg Pan: 3 (Guadalajara-11, Toronto-15 e Lima-19)
PAN
– Lima 2019 (badminton)
Fabiana da Silva fará a sua estreia Olímpica representando o badminton brasileiro em Tóquio. Após fazer parte da equipe reserva no Rio 2016 e ter participado e três edições de Jogos Pan-Americanos, a atleta estará ao lado de Ygor Coelho no o evento na capital japonesa por conta da sua classificação no ranking mundial da modalidade.
Nascida em Niterói, Fabiana da Silva conheceu o badminton por acaso, quando treinava vela na praia de Charitas e foi surpreendida pelas condições climáticas inadequadas; para não perder a viagem de um dia chuvoso de treino, o treinador da então menina resolveu apresentar a ela um outro esporte, o badminton.
E foi paixão a primeira vista pelo badminton. Tanto que Fabiana decidiu continuar jogando por brincadeira. Não demorou muito para que chegasse a vontade de competir, até chegar num momento em que teve que escolher um dos dois esportes, e escolheu o esporte da raquete e da peteca.
Melhores resultados
Rapidamente, Fabiana da Silva alcançou resultados de destaque e passou a integrar a seleção brasileira da modalidade. Entre os resultados de destaque estão medalha de prata por equipes nos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín; campeã nas provas individuais, dupla feminina e mista na competição do ano seguinte; terceira colocação nas provas individuais e duplas simples no pan-americano de badminton em 2013; e campeã brasileira de 2014.
No entanto, o melhor resultado de sua carreira veio em 2019. Após ter integrado a delegação nacional que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara, no México, e os Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto, no Canadá, Fabiana da Silva conquistou em 2019 o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima.
Nos Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, Fabiana da Silva integrou a equipe reserva que permaneceu no Brasil se preparando para a Olimpíada.
Em 2021
Com complicações por conta da pandemia, Fabiana da Silva participou de poucos eventos internacionais até aqui em 2021. As principais competições aconteceram entre fevereiro e março. Pelo Aberto da Polônia e Super 300, a atleta acabou caindo na estreia do torneio. Já no International Series de Uganda de badminton, Fabiana acabou superada na segunda rodada do evento.