Simone Ferraz
Idade: 31 anos (12/03/1990)
Clube: APA Jaraguá do Sul (SC)
Pan: 1 (Lima 2019)
Olimpíada: 0
Simone Ferraz é um nome do atletismo que fará a sua estreia em participação olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio na disputa dos 3000m com obstáculos.
+ Rivais, chances do Brasil e mais: Confira TUDO sobre o 3000m com obstáculos
Na prova de Tóquio, a atleta participará da prova que também conta com outra representante brasileira na prova feminina: Tatiane Raquel. Altobeli da Silva será o único representante brasileiro na disputa masculina.
Começo pausado
A trajetória de Simone Ferraz começou no atletismo em 1999, quando acabou conhecendo o esporte através das aulas de educação física em sua escola em Ponte Serrada, sua cidade natal.
O início dela no atletismo foi nas provas de salto em distância. Porém, não demorou muito para que a atleta percebesse que se dava melhor em provas de velocidade e resistência, conseguindo rapidamente um grande destaque nas provas mirins e escolares.
Quando Simone começava a escrever o seu nome dentro do cenário juvenil brasileiro, a atleta se viu na necessidade de se afastar do esporte por dois anos (entre 2013 e 2015) para ajudar o seu pai, que convivia com problemas de saúde.
Mudanças
Após retornar para as pistas, a atleta conseguiu retomar os bons resultados rapidamente e foi convidada a treinar em Jaguará do Sul, cidade do norte do estado que conta com uma boa estrutura para a pratica do atletismo.
A mudança para a cidade foi essencial para a carreira da velocista. Sob a tutela do técnico Adriano Moras, a atleta acabou passando pela transição de provas até chegar nos 3000m com obstáculos, prova que é a sua principal até hoje.
Após oito anos de grandes resultados pela equipe, Simone Ferraz realizou diversas trocas de equipes dentro do cenário nacional, acumulando passagens por Blumenau, Brusque e Joivinille.
Dona da quinta melhor marca da história do país no prova dos 3000m com barreiras, a atleta retornou para Jaguará do Sul no ano passado e realizou a sua preparação buscando o índice olímpico para Tóquio.
Principais resultados
Os seus principais resultados na carreira vieram nas três últimas temporadas. Participante dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, em que encerrou na oitava colocação, Simone Ferraz conquistou duas medalhas em competições sul-americanas: prata em 2021 e bronze em 2019.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Em 2021
2021 vem sendo uma temporada de bons resultados para a atleta. Além da medalha de prata conquistada no Sul-Americano de 2021, com direito a sua melhor marca na carreira com 9:45:15, Simone ainda garantiu a medalha de prata no Troféu Brasil e carimbou a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o primeiro de sua carreira.