Samory Uiki Bandeira Fraga
Idade: 23 anos
Clube: Sogipa
Olimpíada: 0
Pan: 0
Samory Uiki será um dos representantes brasileiros do atletismo brasileiro na prova do salto em distância masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Saiba TUDO sobre o salto em distância masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
O guerreiro que saltará em Tóquio
Samory foi um símbolo da resistência africana na Guiné durante o século XVIII durante a invasão francesa no país. Em 2021, Samory Uiki é um dos representantes do Brasil na disputa do salto em distância nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Aos 23 anos, o brasileiro vive seu melhor momento da carreira.
Sem nunca ter conseguido passar da mara de 8 metros, o atleta conseguiu saltar 8,23m, um centímetro acima do índice exigido, e se garantiu na primeira experiência olímpica de sua carreira.
Poliglota que negou o mestrado
Samory Uiki optou por um caminho pouco usual para o esporte brasileiro. Como sempre foi muito bom aluno, o atleta escolheu tentar unir os dois caminhos.
Após um bom resultado em um Mundial Sub-18, em que foi finalista aos 16 anos, Samory recebeu algumas propostas de bolsa de estudo nos Estados Unidos e optou por seguir para a Universidade de Kent State, para cursar relações internacionais.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Nos Estados Unidos, além de descobrir a paixão pelas causas humanitárias, Samory Uiki aprendeu a falar mais três idomas e, depois de concluir o curso, optou por negar uma proposta de mestrado.
Sim, o atleta do salto em distância do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio disse não para a vida acadêmica pelo sonho de ser atleta olímpico pelo Brasil.
Em 2021
Apesar de todas as questões que envolvem a preparação, treinamento e competições por conta da pandemia da Covid-19, Samory Uiki vive seu melhor momento da carreira
Em abril, em competição realizada em Bragança Paulista, o atleta saltou pela primeira vez para mais de 8m e se garantiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio.