Siga o OTD

Paulo Roberto de Almeida Paula

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Pacaembu/SP
Idade: 42 anos (08/06/1979)
Altura: 1,70m
Clube: São Paulo
Olimpíada: 2 (Londres-2012 e Rio-2016)

Paulo Roberto de Almeida Paula é um dos três atletas do atletismo que disputará a maratona masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Datas, chances dos brasileiros e mais: Confira TUDO sobre a maratona masculina de Tóquio 2020

O esportista conseguiu o índice olímpico ao registrar o tempo de2h10min08 na Maratona Zurique de Sevilha, na Espanha. O tempo estabelecido foi o melhor já conquistado pelo corredor são-paulino em toda a carreira, feito que o colocou na primeira posição do ranking brasileiro da prova, na ocasião.

Em Tóquio, será acompanhado por Daniel Chaves e Daniel Nascimento.

Aumentando a distância

Paulo Roberto de Almeida Paula começou cedo no atletismo, porém não diretamente na maratona, que é competida em 42,195 km. Toda a sua carreira no júnior e o começo de sua trajetória adulta foi feita nos 10.000m. Em 2007, o atleta decidiu se arriscar na meia-maratona e viu resultado, tendo conquistado a segunda colocação na Meia Maratona de São Paulo naquele ano.

Após mais alguns anos, em 2011, o fundista decidiu arriscar ainda mais e voltou a trocar de prova, participando da Maratona de Amsterdã, em 2h13m15s, obtendo um 17º lugar. Apesar da posição não tão expressiva, Paulo Roberto de Almeida Paula optou por se especializar na prova e foi recompensado alguns anos mais tarde.

Evolução rápida

Menos de um ano após a sua primeira maratona, Paulo Roberto de Almeida Paula conseguiu um resultado de expressão na tradicional Maratona di Sant’Antonio, em Pádua, na Itália, onde conseguiu a terceira colocação e conseguiu o seu recorde pessoal para a prova.

Paulo Roberto de Almeida Paula conseguiu ótimos resultados nos primeiros anos na maratona (Reprodução)

O resultado lhe rendeu a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, de 2012. E o resultado na capital inglesa foi expressivo: conseguindo a oitava colocação, ao encerrar a prova em 2:12:17.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O desenvolvimento do atleta na prova seguiu forte nos anos seguintes. Retornando à Pádua no ano seguinte, o maratonista venceu a prova com o tempo de 2:13:00 e carimbou a sua vaga no mundial de atletismo, que ocorreu naquele mesmo ano em Moscou, rendendo a sétima posição com a marca de 2h11m40s.

Mudança de postura

Em 2016, Paulo Roberto de Almeida Paula voltou a participar dos Jogos Olímpicos, na edição do Rio 2016, e ficou na 15ª colocação, após ultrapassar a linha de chegada 2:13:56, a sua melhor marca naquela temporada.

+Confira TUDO sobre TODAS AS PROVAS do atletismo na Olimpíada de Tóquio

Logo após a disputa do evento no Rio de Janeiro, o atleta e seu treinador,o irmão gêmeo Luís Fernando Almeida Paula, se preocuparam em estabelecer um planejamento em função da idade de Paulo Roberto que poderia favorecer pela experiência ou afetar a preparação pelo desgaste.

Paulo Roberto de Almeida Paula - maratona masculina - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 atletismo
Atleta confirmou a sua vaga para Tóquio em fevereiro de 2020 (Foto: Divulgação)

A nova metodologia de trabalho rendeu frutos, já que em fevereiro de 2020, o fundista confirmou a sua vaga na maratona masculina de Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ao alcançar a marca de 2:10:08 na Maratona Zurique de Sevilha, na Espanha

Em 2021

Por conta da pandemia, Paulo Roberto de Almeida Paula tem encontrado problemas para conseguir se manter com um bom ritmo competitivo, já que a grande maioria dos grandes eventos acabaram sendo cancelados.

Por conta disso, o fundista segue disputando provas menores na Europa com o objetivo de se preparar para Tóquio. Entre as competições que participou, o destaque veio nos 10 km da prova de Felgueiras, na região do Porto, em Portugal, em que se sagrou o campeão.