Geisa Rafaela Arcanjo
Idade: 29 anos (19/09/1991)
Altura: 1,80m
Peso: 92kg
Olimpíada: 2 (Londres 2012, Rio 2016)
Pan: 1 (Toronto-2015)
Duas vezes finalista olímpica, Geisa Arcanjo é uma atleta do arremesso de peso feminino que defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
+ Confira TUDO sobre o arremesso de peso masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Mirou a natação, caiu no atletismo
Paulista de São Roque, Geisa Arcanjo começou no arremesso de peso em 2005 querendo usar as piscinas e possivelmente se tornar nadadora. Seu porte físico e habilidade, porém, levaram-na para o atletismo. Aos 15 anos a atleta já fazia parte da seleção brasileira.
Com dedicação e bons resultados, Geisa foi crescendo e em pouco tempo, aos 19 anos, se sagrou campeã mundial júnior. A conquista no entanto, acabou virando um grande pesadelo.
+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
Após a competição, a atleta perdeu a medalha de ouro após ser pega no doping. A culpa foi de um chá verde, diurético, não permitido pela World Athletics (Federação Internacional de Atletismo).
A atleta perdeu salários, passou por depressão, e muitas outras coisas. Felizmente, continuou recebendo apoio – financeiro e psicológico – dos pais. Pouco depois, Geisa deu a volta por cima com estilo.
Regresso olímpico
Querendo calar os críticos e na fúria pela volta às competições, Geisa conseguiu o índice olímpico para disputar as Olimpíada de Londres em 2012.
Na Inglaterra, a atleta competiu e fez bonito. Foi até a final do arremesso de peso e conseguiu um sétimo lugar com 19,02m, sua melhor marca pessoal, quebrando o seu próprio recorde que era de 18,84m quando ela tinha 19 anos em 2011 no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo na Venezuela.
Frustrações e telemarketing
Desde Londres 2012, no entanto, Geisa não alcança a própria marca, ainda que tenha se mantido entre as melhores atletas do Brasil no arremesso de peso. Isso somado aos maus resultados no Mundial de 2013 e a falta de apoio do Brasil às modalidades olímpicas, a atleta chegou a se afastar das competições, chegando até a trabalhar com telemarketing e a cursar faculdade de engenharia civil, direito e psicologia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Com incentivo da namorada à época, voltou a treinar com afinco para buscar uma vaga na Olimpíada do Rio em 2016. Seu talento nato lhe deu o direito de disputar sua segunda edição de Jogos Olímpicos.
Na Rio 2016, foi novamente à final, algo muito difícil em uma prova tão competitiva. Terminou na 9ª posição entre as 12 melhores atletas do mundo, com a marca de 18,16m metros, avançando à final em sexto lugar.
Na decisão, não repetiu os bons resultados e ficou em sétimo. O detalhe é que se tivesse repetido o que fez na eliminatória, teria ficado em quarto lugar.
Desde então, Geisa Arcanjo Não conseguiu o mesmo brilho que teve no início da carreira. Nos Mundiais de 2013, 2015, e 2019, Não chegou à final. O melhor resultado em campeonatos mundiais veio na edição de 2017L nono lugar.
Até hoje, Geisa Arcanjo possui 10 títulos no arremesso de peso. O último ocorreu em 2020, no Campeonato Sul-Americano de Cochabamba, na Bolívia.
Em 2021
Desde a Rio 2016, Geisa Arcano não havia repetido os 18 metros arremessados. O índice para Tóquio no arremesso de peso era de 18.50 metros.
Em abril, no Torneio Cidade de Bragança Paulista., Geisa conseguiu a marca de 18,39 m no arremesso do peso – 9ª melhor marca do mundo pelo ranking da World Athletics à época.
Geisa seguiu sem conquistar o índice nas competições seguintes. Conseguiu a vaga olímpica através do ranking.