Nascimento:. São Paulo/SP Idade: 26 anos (30/07/1994) Altura: 1,80m Peso: 83kg Clube: AABLU (SC) Pan: 2 (Toronto-2015, Lima-2019)
Felipe dos Santos comemora a marca histórica que lhe deu a vaga no decatlo em Tóquio (Wagner Carmo/CBAt)
Felipe dos Santos – atletismo – decatlo – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Dono da quarta melhor marca do mundo em 2020, Felipe dos Santos é um atleta do atletismo que representará o Brasil na prova decatlo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Os primeiros passos de Felipe dos Santos no atletismo foram realizados ainda na escola. Além de ter tomado gosto pela coisa rapidamente, o atleta passou a ser destaque por onde competia. A evolução meteórica o fez ir atrás de um clube para que pudesse treinar e competir e encontrou este espaço no Centro Olímpico, um tradicional formador de talentos dentro do atletismo brasileiro.
A primeira disputa de uma prova combinada de Felipe foi o octatlo, que conta com oito das dez provas do decatlo. Mesmo com pouco tempo de treino, o brasileiro ficou bem próximo do índice para o mundial sub-18 na época, vaga que foi conquistada alguns meses depois. Logo em seu primeiro evento internacional, Felipe dos Santos já saiu com a medalha de bronze.
A transição para o decatlo ocorreu de forma rápida e com os resultados seguindo sendo bastante convincentes, inclusive com a quebra do recorde sul-americano sub-20 na modalidade. Toda essa evolução meteórica, no entanto, entrou em cheque em 2018, quando uma lesão colocou quase tudo a perder.
Drama e volta por cima
A vida de um atleta é feita de metas, objetivos, conquistas e dores. Com Felipe dos Santos não foi diferente. No ciclo de Tóquio, o atleta passou pelo pior momento da sua carreira. Em 2018, Felipe teve uma ruptura total do tendão de aquiles do pé direito.
Machucado, o atleta teve que encarar ainda mais uma grande dificuldade. Seu clube acabou encerrando as atividades e o desemprego bateu à porta justamente num momento importante da recuperação. Após mais de um ano de recuperação, em que chegou inclusive a cogitar a aposentadoria no esporte, Felipe dos Santos conseguiu superar as dificuldades e conquistar a medalha de prata no Brasileiro de atletismo de 2019.
O bom resultado no final do ano de reabilitação lhe deu confiança para buscar o índice olímpico. Beneficiado com a pandemia por ter mais tempo para se preparar, Felipe dos Santos voltou a competir no final de 2020 e conseguiu bater o índice olímpico no Troféu Brasil, em dezembro daquele ano.
Em 2021
Na temporada de 2021, as principais competições ocorreram nas últimas semanas e os resultados criam otimismo. Além de ter se consagrado bi-campeão no Troféu Brasil de Atletismo, em junho, Felipe dos Santos também conquistou a medalha de prata no Sul-Americano, disputado no Equador em maio.