Eduardo Rodrigues dos Santos de Deus Júnior
Idade: 25 anos (08/08/1995)
Altura: 1,75m
Peso: 66kg
Clube: CT Maranhão (São Luis)
Olimpíada: 0
Pan: 1 (Lima-2019)
– Lima-2019 (110m com barreiras)
Eduardo Rodrigues dos Santos de Deus Júnior, mais conhecido como Eduardo de Deus, é um especialista do atletismo brasileiro nos 110 metros com barreiras masculino. Ao lado de Gabriel Constantino, representará o Brasil na prova dos 110m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Confira as chances de Eduardo e TUDO sobre a prova dos 110m com barreiras masculino em Tóquio
Nascido em Campinas no dia 8 de outubro de 1995, Eduardo iniciou ao esporte aos 14 anos na Escola Municipal Humberto de Sousa Mello, em Campinas, graças a sua professora. O atleta não sabia o que era atletismo, mas foi levado pela maestrina para fazer os testes. Eduardo obteve destaque, vencendo as corridas de 50 m e de 600 m e o salto parado. Na sequência, foi chamado para treinar pelo IVCL Orcampi, clube que defende até hoje, para integrar a equipe de atletismo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Morando distante das pistas da UNICAMP, local de treinos da equipe de atletismo da Orcampi à época, o saltador de barreiras não morria de amores pelo esporte e pensou diversas vezes em desistir. A insistência de sua professora e uma futura mudança de locais de treinos ajudaram o atleta a permanecer no esporte.
Sob a orientação do técnico Alex Lopes, acabou se especializando nas provas dos 110 metros e dos 400 metros com barreiras. Em 2012, ainda como integrante da categoria sub-18. Eduardo já passou a figurar no ranking nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Bom resultado em 2019
2019 foi o ano mais marcante para Eduardo de Deus. No Meeting de La Chaux, na Suíça, o atleta foi ouro nos 110 metros com barreira com o tempo de 13.30 segundos, superando assim o índice de 13s32 exigido pela IAAF para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Essa foi a melhor marca de sua carreira até aqui.
Meses mais tarde, conquistou sua medalha mais importante até hoje: a de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, com o tempo de 13.48 segundos.
Em 2021
No final de maio, Eduardo de Deus competiu no Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, realizado em Guyaquil, no Equador. O barreirista vinha bem e brigaria por medalhas, mas acabou batendo na última barreira, não completando a prova.
Pouco tempo depois, no Troféu Brasil desse ano, disputado em junho em São Paulo, Eduardo de Deus terminou a prova dos 110m com barreiras na segunda colocação com um tempo de 13s58, oito décimos a mais que Rafael Pereira, campeão da prova.