O Brasil fez dobradinha na prova feminina da maratona aquática nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022, nesta terça-feira (11). A campeã olímpica Ana Marcela Cunha venceu a disputa dos 10km, enquanto Viviane Jungblut levou a medalha de prata. Entre os homens, Bruce Hanson foi o oitavo e Luiz Felipe Loureiro, o nono.
+ Isaquias Queiroz leva bronze na canoagem velocidade
Confirmando o favoritismo, Ana Marcela Cunha superou a concorrência de outas 17 atletas para conquistar o ouro em Assunção, com o tempo de 01h59min50s. Ela venceu a compatriota Viviane Jungblut no sprint final, ganhando por um segundo. O bronze ficou com a argentina Cecilia Biagioli, com 1h59min52s.
Esta foi a 11ª prova disputada por Ana Marcela Cunha neste ano e a décima medalha conquistada. Ela soma oito ouros e dois bronzes, sendo três medalhas no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em julho. Vale lembrar que ela foi campeã olímpica dos 10km na Olimpíada de Tóquio, no ano passado.
Com a dobradinha em Assunção 2022, Ana Marcela e Viviane Jungblut garantiram vagas nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Por outro lado, a equipe masculina não garantiu representantes e, assim, o Brasil ficará de fora da prova masculina pela primeira vez na história dos Pans. Apenas os sete primeiros colocados garantiram classificação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Bruce Hanson foi o oitavo colocado, com 1h53min44s, enquanto Luiz Felipe Loureiro terminou em nono lugar, marcando 1h56min46s. A medalha de ouro da prova masculina ficou com o colombiano Juan Morales, com 1h52min32s, enquanto o equatoriano Esteban Salgado levou a prata e o argentino Franco Cassini, bronze.