Siga o OTD

Assunção 2022

Brasileiros ocupam nove das dez vagas nas finais do badminton

Disputa pelo ouro será entre representantes do Time Brasil nas simples e duplas femininas, nas duplas mistas e nas duplas masculinas. Na simples masculina, haverá um rival peruano

Jaqueline Lima Samia Lima badminton Jogos Sul-Americanos de Assunção
Jaqueline Lima (atrás) e Samia Lima (Miriam Jeske/COB)

O Time Brasil conquistou nove das dez vagas nas finais que ainda estavam em aberto no badminton dos Jogos Sul-Americanos de Assunção. Assim, já tem garantidos os ouros e as pratas na simples feminina e masculina e nas duplas feminina e mista. A única final que são será integralmente verde e amarela é a de duplas masculina. Vale lembrar que nas equipes mistas o Brasil já levou o ouro. As semifinais foram nesta quinta-feira (6) e todas, exceto duas, reuniram brasileiros contra peruanos.

Na simples feminina, Juliana Viana Vieira derrotou Fernanda Saponara por 21/14 e 21/15 e Samia Lima bateu Ines Castillo por 21/16 e 21/18. Entre os homens, Jonathan Matias venceu José Guevara por 21/18 e 21/14 em uma das semifinais. Na outra, entre dois brasileiros, Donnians Oliveira superou Davi Silva por 21/9 e 21/13. Assim, Jonathan Matias e Donnians Oliveira disputam o ouro masculino e, entre as mulheres, a final terá Juliana Viana Vieira e Samia Lima.

Fabrício Farias Davi Silva badminton Brasil Jogos Sul-Americanos
Fabrício Farias (à frente) e Davi Silva (Miriam Jeske/COB)

+Quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos de Assunção

Duplas masculina, feminina e mista

Nas duplas masculina, Fabrício Farias e Davi Silva derrotaram José Guevara Diego Mini por 21/12 e 21/17. Eles enfrentam na decisão os peruanos Daniel La Torre e Diego Subauste, que passaram pelos colombianos Daniel Borja e Miguel Quirama por 21/8 e 21/12. Nas duplas feminina, Jaqueline Lima e Samia Lima bateram Namie Miyahira e Fernanda Saponara por 21/9 e 21/14, e Sania Lima e Juliana Viana Vieira derrotaram Ines Castillo e Paula La Torre por 21/14 e 21/16. Jaqueline Lima e Samia Lima decidem o título contra Sania Lima e Juliana Viana Vieira.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, nas duplas mistas, Fabrício Farias e Jaqueline Lima aplicaram 21/12 e 21/14 em José Guevara e Ines Castillo em uma das semifinais. Eles enfrentam na disputa do ouro Davi Silva e Sania Lima, que passaram por Diego Mini e Paula La Torre pelo placar de 21/13 e 21/20.

Dia de decisão

As finais serão todas nesta sexta-feira (7), último dia do badminton nos Jogos Sul-Americanos de Assunção. As de duplas masculina e feminina estão marcadas para as 9h, as individuais começam às 11h e a de duplas mistas será 13h. Vale lembrar que a modalidade não prevê disputa de bronze, então os dois competidores que perdem as semifinais vão ao terceiro lugar do pódio. Desta forma, Davi Silva conquistou um deles.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Assunção 2022