A natação tem sido o carro chefe Brasil nos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022. Em dois dias de competição, foram mais da metade das medalhas do País no evento. Na noite desta terça-feira (4), mais 12 foram conquistadas e adicionadas ao quadro. Destaque para Guilherme Costa, Cachorrão, que confirmou o favoritismo e venceu a prova dos 1500m livre com direito a recorde do campeonato.
+ Quadro de medalhas de Jogos Sul Americanos de Assunção 2022
De ponta a ponta, foi assim que Guilherme Costa dominou a prova dos 1500m livre. O colombiano Juan Restrepo até tentou ameaçar o brasileiro na reta final da prova. Contudo, o Cachorrão foi consistente e fechou com 15m13s51 para bater o recorde dos Jogos Sul Americanos. Na versão feminina da prova, Beatriz Diozotti e Gabrielle Roncatto terminaram com a prata e o bronze.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
“Gostei bastante da prova. Acho que imprimi meu ritmo desde o início. É uma competição muito maior, são muitas provas seguidas e você nadar bem todos os dias. Amanhã eu tenho minha prova, os 400m livre. Os adversários são o mesmo, mas nessa modalidade eles são mais fortes. Então, dei um controlada nos 1500m para chegar bem”, revelou o nadador do Brasil, Guilherme Costa.
Mais ouros para o Brasil
Nos 100m borboleta, Giovanna Diamante e Matheus Gonche conquistaram os lugares mais altos dos pódios. Assim como Leonardo de Deus nos 200m costas e, Jhennifer Conceição e Felipe França, ganhadores nos 50m peito.
Nos revezamentos 4×100 livre, a equipe brasileira feminina formada por Ana Carolina Vieira, Giovanna Diamante, Aline Rodrigues e Stephanie Balduccini confirmaram o favoritismo batendo o recorde do campeoato. O mesmo fizeram os homens com Luiz Gustavo Borges, Gabriel Santos, Vinicius Tavares Assunção e Felipe Ribeiro que também bateram o recorde e terminaram no lugar mais alto do pódio.
Outras medalhas
Nos 200m costas feminino, a brasileira Alexia Assunção levou a medalha de prata. Nos 50m peito, Ana Carolina Vieira fez dobradinha com Jhennifer Conceição também levando a prata.