O basquete 3×3 brasileiro dominou as disputas nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022. A equipe feminina não teve adversárias à altura e conquistou o ouro de forma tranquila sobre o Paraguai por 21 a 10, enquanto o time masculino se vingou da Venezuela com emoção na final, marcando 20 a 18.
Na disputa de bronzes, o Chile venceu o Paraguai por 21 a 16 no masculino e a Colômbia subiu ao pódio ao passar pela Argentina por 18 a 13. Foi a primeira vez que o basquete 3×3 foi disputado em Jogos Sul-Americanos.
+ Confira o Quadro de medalhas dos Jogos Sul-Americanos de Assunção
Como foi a campanha feminina em Assunção 2022
Depois de passar pelas adversárias de forma invicta e dominante no domingo (2), a segunda (3) começou com um passeio das equipes brasileiras. A equipe feminina passeou pelo Uruguai anotando o placar de 21 a 4 ainda no início da tarde. Já no fim da tarde, uma nova vitória tranquila para as brasileiras, desta vez contra a Colômbia na semifinal. Contando com ótimas atuações de Vanessa e Vitoria Maria, que fizeram oito pontos cada, o Brasil passou por 18 a 12 pelo rival para garantir vaga na final.
O jogo foi muito aguerrido, mas a superioridade tática do Brasil ficou evidente e o Brasil nunca esteve em perigo durante o jogo para fechar o marcador com 21 a 10. Desta vez as principais cestinhas foram Luana, responsável por oito pontos e Lays, com sete.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Superação marca campanha masculina no 3×3 nos Jogos Sul-Americanos
Já o time masculino, não se mostrou abalado pela queda no domingo para a Venezuela e começou a segunda com uma vitória suave contra a Argentina por 21 a 8, com destaque para Branquinho, responsável por 9 pontos brasileiros.
Branquinho novamente foi o principal nome do Brasil, desta vez na semifinal ao marcar novamente nove pontos e liderar a vitória do país verde-amarelo contra o Chile, por 20 a 12. Dado curioso que 10 dos 12 pontos do rival foi de Carlos Eduardo Lauler Zañartu.
DOBRADINHA EM ASSUNÇÃO!
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) October 3, 2022
A Seleção Brasileira masculina derrotou a Venezuela por 20 a 18 e conquistou o OURO nos Jogos Sul-Americanos!
Mais uma medalha inédita! Até que tá bom, né, @timebrasil ? pic.twitter.com/QusfYO6PaP
As jogadoras comemoraram muito em quadra. Em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil, Sassá disse que estava muito emocionada e dedicou a vitória a todas as mulheres brasileiras.
Na final contra a Venezuela, que havia vencido por 19 a 17 pela fase preliminar, o Brasil controlou todo o jogo, abrindo vantagem de cinco pontos, mas quase deixou a Venezuela virar no fim. A vantagem de 18 a 13 passou para 20 a 18. O Brasil então controlou a bola e quando faltava três segundos, Ferros teve dois lances livres. Apesar de errar os dois, o trio brasileiro conseguiu impedir que os venezuelanos tivessem posse de bola. Daí restou comemorar em quadra, com a equipe feminina entrando em quadra para fazer a festa brasileira.
+ Uma medalha de cada cor no primeiro dia do caratê