O pontapé inicial dos Jogos Sul-Americanos de Assunção já foi dado! O Brasil levou 464 atletas, com direito a oito medalhistas olímpicos. Dos atletas da natação, a única figura com medalha olímpica é Ana Marcela Cunha, das águas abertas. Bruno Fratus e Fernando Scheffer, medalhistas de bronze em Tóquio-2020, não estão entre os 75 nomes divulgados pelo Time Brasil e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a CBDA. Para Fernando Scherer, o Xuxa, dono de dois bronzes olímpicos, o Brasil está muito bem servido de atletas para bater o recorde de medalhas sul-americanas.
“A expectativa é que o Brasil leve o Sul-Americano e que consiga muitas medalhas de ouro. O Bruno está lesionado, acabou de operar, então está em um momento de recuperação e na próxima a gente está com o time quase completo. Agora só falta o Scheffer e o Bruno, então o time está bem forte nos revezamentos, tanto masculino como feminino.”, afirmou o ex-nadador.
O torneio multiesportivo será o primeiro do ciclo de Paris-2024 para atletas de nível adulto, reunindo nomes com potencial para representarem o Brasil em provas individuais e revezamentos. Para Xuxa, o evento vai ser um termômetro de como estão os treinos dos brasileiros para as próximas competições. “É um belo preparo para as grandes competições que vêm a seguir, durante o ano e o próximo também. Então é um momento em que você junta com a equipe, treina os revezamentos, treina as saídas e você vê como que está os seus rendimentos.”, comentou o medalhista olímpico.
+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP
O calendário da natação para os Jogos Sul-Americanos terá quatro dias, do dia 2 a 5 de outubro, no Centro Aquático Nacional. A transmissão será do Canal Olímpico do Brasil.