Agora é para valer! Começou a 12ª edição dos Jogos Sul-Americanos, em Assunção, no Paraguai. Na noite deste sábado (1), foi realizada a Cerimônia de Abertura no Estádio Defensores del Chaco para um público de mais de 20 mil pessoas.
+ Assunção-2022: saiba mais sobre os 12º Jogos Sul-Americanos
A festa começou com uma apresentação cultural, seguida da execução do Hino Nacional do Paraguai. Na sequência, veio a Parada das Nações. O Time Brasil desfilou capitaneado por Nathalie Moellhausen (esgrima) e Guilherme Costa (natação), como os porta-bandeiras. 70 atletas brasileiros participaram do desfile. A parada terminou com os anfitriões, para festa total do Defensores del Chaco.
A Cerimônia continuou com a parte cultural. A festa contou a história do Paraguai e saudou as águas do país, que usa a energia hidrelétrica para abastecer os cidadãos com energia limpa.
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de uma Orquestra de harpas, um dos instrumentos símbolos do Paraguai. Na sequência, mais música tradicional com destaque para a famosa “Galopera”, hit regravado em português por vários nomes da música sertaneja.
Abertura e acendimento da Pira Sul-Americana
Camilo Pérez, presidente da ODESUR, fez um discurso, enquanto coube ao presidente Mario Abdo Benítez delcarar os Jogos Sul-Americanos abertos. Logo após, os atletas do time medalhista de prata no futebol em Atenas-2004 entraram com a bandeira olímpica.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No final, a tocha Sul-Americana entrou no estádio e foi carregada por ícones do esporte paraguaio, como Justo Vilar, ex-capitão da seleção de futebol do país, Paola Ferrari, capitã da seleção de basquete feminino, e Verônica Ceped Royg, medalhista nos Jogos Pan-Americanos no tênis. No final, o vice-campeão de Roland Garros, Víctor Manuel Pecci.