A vela nos Jogos Sul-Americanos 2022 começa neste domingo (2) com regatas para todas as classes.O campeonato abre às 13h em Encarnación, a 370 km de Assunção. O local de disputas será o Rio Paraná.
A previsão da CBVela é de ventos médios na data da estreia. Entretanto, os dois primeiros dias podem ter rajadas de até 15 nós, mas a meteorologia indica que a intensidade deve cair na reta final do campeonato.
+ Assunção-2022: saiba mais sobre os 12º Jogos Sul-Americanos
Serão 12 provas de vela previstas ao todo para IQFoil com Giovanna Prada e Guilherme Plentz, sendo três por dia, com uma data de reserva. As demais serão duas por dias e oito ao total. ILCA terá Felipe Fraquelli e Isadora Dal Ri. Na Snipe, a dupla José Irineu e Giovana Simas. Erick Carpes e Gabriella Kidd completam o time na Sunfish. ”A ideia é repetir o desempenho de Cochabamba 2018, quando o Brasil se sagrou campeão com duas medalhas de ouro nas duas classes que disputou”, afirmou Walter Böddener, chefe da delegação.
A equipe conta com uma comissão técnica experiente, incluindo o medalhista olímpico Bruno Prada. O chefe da Rio 2016 e da delegação,Walter Böddener estará ao lado de Maria Hackerott, medalhista pan-americana e treinadora do Núcleo de Base da CBVela com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A jovem equipe de vela brasileira terá velejadores de 16 a 25 anos e poderá ajudar o Time Brasil no quadro geral de medalhas com sete pódios.
Expectativa de bons resultados para a vela
“Minha expectativa para a participação nos Jogos é conseguir representar o Brasil da melhor forma possível, além de evoluir como atleta nessa experiência internacional”, explicou Isadora Dal Ri, atleta da classe ILCA 6.
Parte do grupo nos Jogos Sul-Americanos do Paraguai integrou os treinamentos do Núcleo de Base para a modalidade vela. O programa é da Confederação Brasileira de Vela – CBVela com a Secretaria Especial do Esporte e a Secretaria de Especial do Alto Rendimento – SNEAR.
Nesta temporada, os velejadores Erick Carpes, Felipe Fraquelli e Isadora Dal Ri fizeram parte da preparação no Núcleo de Base. Eles foram convocados para defender o Brasil em competições como o Mundial da Juventude e agora os Jogos Sul-Americanos. Por isso, a CBVela convocou os melhores representantes da vela jovem brasileira com o intuito de acelerar o processo de renovação da modalidade no Brasil.
Entretanto, como parte da estratégia esportiva, a entidade poderá medir seus atletas jovens contra os titulares e adultos dos países rivais na região. A finalidade de obter uma visão antecipada do nível que haverá na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.