A viagem de Assunção até a cidade de Encarnación foi longa: quase 7h de estrada. Mas o cansaço não impediu a equipe do ciclismo MTB (mountain bike) de realizar o primeiro treino de reconhecimento de pista na manhã desta sexta-feira (30). Quatro atletas do feminino e masculino vão representar o país na modalidade que estreia dia 2 de outubro nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Gustavo Xavier, Hercilia Najara, José Gabriel Almeida e Raiza Goulão brigam pelo pódio na competição, sob o comando do técnico Cadu Polazzo.
+ Saiba tudo sobre os Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022
“Hoje foi nosso primeiro dia de treino e é importante reconhecer o percurso para que possamos identificar os trechos mais técnicos e as linhas mais rápidas, além de entender um pouco mais a estratégia da prova. O Chile, no masculino, e a Argentina, no feminino, são adversários fortes, mas estamos focados, determinados e com uma expectativa muito boa de medalhas”, disse Cadu.
O circuito de cerca de 6km com obstáculos naturais em mata fechada e muitos saltos já é bem conhecido pelo atleta José Gabriel. No início deste ano o ciclista participou da Copa Aguavista, em Encarnación, e conquistou o ouro. Uma motivação a mais para encarar a prova do próximo domingo.
“Foi difícil no começo do treino soltar um pouco as pernas, após uma longa viagem. O circuito mudou pouca coisa, só colocaram alguns saltos a mais, mas nada que tire a nossa confiança para domingo. Estamos em um ano com muitas vitórias dentro e fora do país, então chegar aqui com uma sequência boa de resultados é bastante animador. Os adversários são fortes, mas viemos com um time bastante competitivo”, afirmou Zé Gabriel.
Pista familiar
Quem também está bastante familiarizada com a pista é a atleta Raiza Goulão. Foram três competições disputadas no mesmo local: em 2018, 2019 e neste ano. O saldo positivo também dá mais confiança à ciclista, mas ela afirma que é preciso ter atenção redobrada, por ter bastante trechos técnicos, além do domínio da bike.
“A organização da prova realizou algumas modificações em relação à última competição que participei. Eles deixaram a pista um pouco mais fluida, o que torna a parte mental ainda mais importante. A sequência de viagens este ano acaba sendo mais desafiadora com muitas provas seguidas em estados e países diferentes e poucos treinos. Apesar disso, está sendo uma temporada muito positiva e vou dar o meu melhor para levar o ouro para casa”, afirmou Raiza.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O atleta do ciclismo MTB que vencer os Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 garante vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que serão realizados em 2023. Além da vaga no Pan, a competição também vai distribuir pontos no ranking classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
*Texto do Comitê Olímpico do Brasil