Siga o OTD

Angelina Constantino

Angelina – seleção brasileira de futebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Ney Jersey/EUA
Idade: 21 anos (26/01/2000)
Altura: 1,63m
Clube: OL Reign/EUA
Olimpíada: 0
Pan: 0

Angelina, é uma meio-campista que atualmente defende o OL Reign e que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o futebol feminino em Tóquio 2020

Americana mais brasileira do mundo

Apesar de jogar pela seleção brasileira feminina de futebol, Angelina não nasceu no Brasil. A jogadora é natural de New Jersey, nos Estados Unidos, mas veio para o país ainda muito criança e foi criada no país. Seu primeiro contato com o esporte foi nos campos de uma escolinha em Jacarepaguá e iniciou sua carreira no Vasco, onde permaneceu até o Sub-17.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Na categoria em questão, Angelina optou por trocar de time e foi para o Santos. Na equipe paulista, a volante ficou até 2019, quando passou a integrar a equipe do Palmeiras. Mesmo com 19 anos, a jogadora passou a integrar o time principal alviverde e atuou em 14 partidas da equipe da capital paulista no Brasileiro feminino.

Volta para os Estados Unidos e seleção

Após a temporada no Palmeiras, Angelina fez mais uma mudança. Depois de completar toda a sua formação no Brasil e chegar ao profissional, a volante decidiu voltar ao seu país natal. No começo de 2021, a jovem atleta foi confirmada como reforço do OL Reign, dos Estados Unidos, com contrato até 2023 e passou a ser companheira de equipe de Megan Rapinoe, um dos ínocnes do futebol feminino na atualidade. “Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade de fazer parte do OL Reign. Novos desafios são importantes para mim e minha carreira. Darei meu melhor”, comentou a atleta.

Angelina é nome frequente nas seleções de base do Brasil. Presente no Mundial Sub-17 de 2016 e no Mundial Sub-20 de 2018, a chegada da jogadora na equipe principal era questão de tempo e aconteceu em 2021. Capitã da equipe nacional sub-20, a volante foi lembrada para a equipe principal pela técnica Pia Sundhage para os amistosos contra o Canadá e a Rússia.

Angelina durante treino da seleção feminina (divulgação CBF)

Em 2021

A convocação para os Jogos Olímpicos de Tóquio aconteceu de maneira inesperada e pelo caminho que nenhum atleta gosta. Após a definição da convocação e da atualização da lista olímpica do futebol para 22 nomes, Angelina foi chamada para substituir Adriana, que teve que ser cortada da seleção brasileira feminina de futebol por conta de uma lesão no menisco.

Confira o perfil de TODAS as jogadoras que representarão o Brasil em Tóquio

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann), Letícia Izidoro (Benfica-POR) e Aline Reis (Tenerife-ESP)

Defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP) E Letícia Santos (Frankfurt-ALE)

Meio-Campistas: Marta (Orlando Pride-EUA), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage), Angelina (Ol Reign-EUA) e Andressa Alves (Roma-ITA)

Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e GIovana Queiroz (Barcelona-ESP).