A primeira etapa da Liga Diamante, série de provas que reúne as maiores estrelas do atletismo mundial, começou nesta sexta-feira em, Doha (QAT) sem grandes surpresas. Vários dos astros campeões olímpicos na Rio-2016 cumpriram a expectativa e venceram sem maiores problemas. Foi o caso da grega Katerina Stefandi no salto com vara feminino (4,80 m); a jamaicana Elaine Thompson, nos 200 m (22s19); do americano Christian Taylor, no salto triplo (17,25 m); ou mesmo da sul-africana Caster Semenya, nos 800m (1m56s61).
Mas o grande destaque individual da competição foi em uma prova não tão badalada aqui no Brasil. O alemão Thomas Rölher, campeão olímpico no lançamento do dardo na Rio-2016, assombrou a torcida presente ao Qatar Sports Club, com uma marca simplesmente fantástica. Ao cravar 93,90 m. Rölher tornou-se o segundo homem com melhor resultado na história da prova.
O alemão só fica atrás da lenda checa Jan Zeleny, tricampeão olímpico (Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000), recordista mundial com 98,48 m e que detém ainda outras quatro marcas melhores à obtida nesta sexta-feira pelo alemão. Zeleny, que obteve seu recorde em 1996, é um dos que podem sair das estatísticas da Iaaf caso seja aprovada a revisão dos recordes proposta pela federação europeia de atletismo.
“Não esperava essa marca, ainda mais na primeira prova da temporada. Ter a segunda melhor marca da história é incrível. Foi uma prova incrível, onde todos puderam também se divertir. O treinamento de campo foi excelente”, disse Röllher ao final da competição.
Confira abaixo o vídeo do incrível arremesso de Thomas Rölher:
VEJA TAMBÉM:
+ Sem brasileiros, Liga Diamante de atletismo começa reformulada nesta sexta
+ Para resgatar credibilidade, atletismo pode ‘apagar’ recordes históricos
+ Rudisha vai atrás de novo ouro em Tóquio. Conheça outros tricampeões no atletismo