Esta segunda (3) está quase chegando ao fim, mas ainda dá tempo para registrar uma data muito importante na história do esporte olímpico brasileiro. Foi em um 3 de agosto que a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos foi conquistada, graças a Guilherme Paraense, no tiro esportivo.
Nas Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920, Paraense, um tenente do exército brasileiro, era um dos 16 integrantes da pequena delegação brasileira inscrita para disputar a primeira edição olímpica após a Primeira Guerra Mundial. No dia 2 de agosto, ele havia conquistado uma medalha de bronze na prova de pistola livre 50 m, por equipes, ao lado de Afrânio da Costa, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade.
>>> Leia ainda: Ouro no peito e vaga olímpica (quase) na mão no Pan de Toronto
No dia seguinte, ele iria competir na prova de pistola de tiro rápido 25 m. E mesmo competindo com uma arma emprestada pela equipe dos Estados Unidos, Guilherme Paraense, então com 35 anos, conseguiu uma inesperada medalha de ouro, somando 274 pontos na prova, ficando à frente do americano Ray Bracken, que somou 272, enquanto o suíço Fritz Zulaf levou o bronze, com 269 pontos. Foi a primeira das 23 medalhas de ouro obtidas pelo Brasil na história dos Jogos Olímpicos.
Tudo isso há exatos 95 anos.