Aldemir Gomes da Silva Junior
Idade: 29 anos (08/06/1992)
Altura: 1,69m
Peso: 54kg
Clube: Pinheiros (São Paulo)
Olimpíada: 2 (Londres-2012, Rio-2016)
Pan: 1 (Toronto-2015)
PAN
Toronto-2015 (revezamento 4x100m rasos masculino)
Aldemir Gomes Júnior será ao lado de Paulo André de Oliveira e Lucas Villar um dos representantes do atletismo brasileiro na prova dos 200m rasos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
+ Saiba TUDO sobre os 200m rasos masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Do salto para as provas de velocidade
Nascido na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, Aldemir Gomes iniciou a sua trajetória no atletismo aos 12 anos, quando começou a praticar o esporte que conheceu através um primo no Vasco da Gama.
No início, a trajetória de Aldemir aconteceu nas disputas no salto em distância e barreira. Porém, uma lesão no tornozelo logo no começo de sua trajetória tratou de colocá-lo nas provas de velocidade.
A corrida para Aldemir Gomes foi mais do que apenas um esporte. Após perder o pai e a mãe no mesmo ano, o até então jovem garoto utilizou o atletismo como válvula de escape para os problemas da vida.
Acompanhado sempre pela técnica Vânia da Silva, a quem considera como uma “segunda mãe”, todo esse esforço rendeu frutos rápidos ao atleta.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Logo em seu primeiro ano como profissional, Aldemir conseguiu índice olímpico nos 200 metros rasos e assegurou a sua vaga nos Jogos de Londres em 2012.
O brasileiro acabou sendo eliminado nas semifinais, quando acabou sendo superado Usain Bolt, que elogiou o brasileiro após a prova em que dividiram a bateria de classificação.
O grande momento
Três anos mais tarde, Aldemir Gomes conseguiu um dos seus maiores triunfos internacionais ao garantir a prata no revezamento 4×100 metros rasos nos Jogos Pan-Americano de Toronto 2015, ao lado de Gustavo dos Santos, Vitor Hugo dos Santos e Bruno de Barros.
Na última edição dos Jogos Olímpicos, em 2016, Aldemir Gomes acabou não conseguindo ter um resultado tão expressivo. Correndo em sua cidade natal, o atleta acabou com um tempo de 20s80 e a penúltima posição na bateria classificatória.
Vivendo uma nova realidade agora com a estrutura do Clube Pinheiros, o velocista garantiu a sua vaga para os Jogos de Tóquio.
A conquista veio em julho de 2019, quando Aldemir Gomes conquistou a medalha de bronze na disputa dos 200 metros rasos da etapa de Londres da Diamond League com o tempo de 20s17, dois segundos a mais que o recorde pessoal do atleta e sete a menos que o índice exigido pela Associação Internacional de Federações de Atletismo.
Aliás a temporada passada foi uma das mais promissoras da carreira do atleta. Além da vaga para Tóquio assegurada, Aldemir Gomes venceu o Meeting Internacional de Atletismo da Guarda, em Portugal, o Meeting Cidade de Pádova, no Estádio D. Colbachini.