8 5
Siga o OTD

Wrestling

Ronisson Brandão conquista o bronze no Pan-Americano

Brasileiro perde a luta de estreia, vai para a repescagem e fica com um lugar no pódio na competição continental

Ronisson Brandão
Divulgação

O wrestling brasileiro conquistou neste sábado (7) a segunda medalha no Pan-Americano da modalidade, que está sendo disputado em Ottawa (CAN). Ronisson Brandão terminou em terceiro lugar na categoria até 87 kg da luta greco-romana. Ainda neste estilo, o Brasil ainda teve Angelo Moreira, que ficou em 5º na categoria até 77kg. O dia também marcou a estreia do wrestling  feminino. Karoline Santana (até 59 kg) e Brenda Aguiar (até 72 kg) terminaram na quarta colocação.

Neste domingo (8), o wrestling feminino volta ao tapete com mais cinco atletas em categorias olímpicas.  Kamila Barbosa até 50 kg, Giullia Penalber até 57 kg, Lais Nunes até 62 kg, Dailane Reis até 68 kg e Aline Silva até 76 kg. As eliminatórias começam às 12h e as finais às 19h, horário de Brasília.

Confira como foram as lutas deste sábado dos brasileiros:

Ronisson Brandão (até 87 kg)

Na estreia, Ronisson enfrentou o colombiano Carlos Jaramillo em luta apertada. Os dois lutadores receberam uma punição cada com par terre. Jaramillo aproveitou e conseguiu aplicar o roulé  e fazer 3 a 0. O brasileiro teve a mesma oportunidade, mas não conseguiu concluir a ação e recebeu apenas o ponto concedido pela punição. No fim 3 a 1 para Jaramillo. Como o colombiano avançou até a final, Ronisson foi repescado para lutar pelo bronze contra o cubano Daniel Hecherravia, que foi superado por 7 a 4 na semifinal por Jaramillo. Em virtude da seletiva olímpica, a comissão técnica cubana resolveu preservar Hecherravia que não disputou o terceiro lugar e Ronisson ficou com a medalha de bronze.

Angelo Moreira até 77 kg

Angelo Moreira caiu em grupo complicado com o norte-americano Patrick Smith e o cubano Yosvanis Flores. Na primeira luta, o brasileiro sofreu um revés diante de Smith por 12 a 3. Na segunda rodada, Angelo fez uma disputada contra o cubano Flores. No entanto, o oponente conseguiu aproveitar o par terre, abrir vantagem e vencer por superioridade técnica ( 8 a 0). Angelo terminou na quinta colocação.

Karoline Santana até 59 kg

A categoria de Karoline Santana foi disputada no sistema todas contra todas. A brasileira estreou contra a norte-americana Lauren Louive e esteve à frente do placar durante boa parte do primeiro round. Depois de forçar a saída de Louive da área permitida e marca um ponto, Karoline conseguiu passar para as costas da adversária e abriu 3 a 0. A estadunidense reagiu e derrubou Karoline com um double leg, antes de emendar duas cruzetas para virar em 6 a 3 ainda nos primeiros round. No segundo período, a norte-americana conseguiu abrir vantagem e vencer por 12 a 3.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No segundo combate, Karoline enfrentou a porto-riquenha Nes Marie Rodriguez. Em um combate franco, Karoline e Nes Marie alternaram pontuações. Mas Nes Marie passou a defender a entrada de single leg da brasileira e contra-atacar. No fim, Karoline teve que se expor em virtude da desvantagem e a porto-riquenha conseguiu vencer por superioridade técnica (13 a 3). A lutadora ainda tinha chance de conseguir a medalha de bronze na disputa contra a canadense Alexandra Town. Porém, Town emendou cinco vezes o roulé e venceu por superioridade técnica (10 a 0).

Brenda Aguiar até 72 kg

Brenda fez um combate equilibrado até os minutos finais contra a canadense Shauna Kuebeck. A adversária abriu 2 a 0 no começo da luta e depois a luta ficou marcada pela busca da melhor pegada. Já no segundo round, Shauna conseguiu passar pela defesa da brasileira e encerrar o combate com um touche. Na segunda luta, Brenda enfrentou a norte-americana Victoria Francis em outro combate marcado com disputa intensa pela melhor pegada. Mesmo com a brasileira procurando as melhores ações, a arbitragem puniu-a com um short clock e a norte-americana terminou em vantagem de 1 a 0. No segundo round, Francis obteve queda de dois pontos, em seguida conseguiu um roulé e retirou Brenda da área delimitada, 6 a 0. A norte-americana pontuou até vencer por superioridade técnica (13 a 0). Com o resultado, Brenda terminou em quarto lugar.

Mais em Wrestling