Siga o OTD

Wrestling

Aline Silva fica com a prata em torneio da Turquia

Ruiva Fight/CBW

Na manhã deste domingo, pela grande final da categoria até 76kg do wrestling feminino do Yasar Dogu 2019, torneio que integra o Ranking Series Mundial, disputado em Istambul, na Turquia, Aline Silva enfrentou a canadense Erica Wiebe, campeã olímpica dos Jogos Rio 2016 e acabou derrotada por 2 a 1, ficando com a medalha de prata.

Aline foi a melhor brasileira em Yasar Dogu. Ela estreou contra a ucraniana Alla Belinska na fase de quartas de final. Aline saiu atrás no combate e perdia por 2 a 0. A brasileira se recuperou, conseguiu empatar ao fazer uma reversão e passou à frente depois de short clock. Belinska ainda reagiu, mas Aline venceu por 5 a 4.

Na semifinal, a oponente foi norueguesa Iselhim Solhein.  Aline conseguiu passar para as costas de Solheim no primeiro minuto do combate e fazer 2 a 0. Em duelo de força, a brasileira neutralizou os ataques da oponente e sem se expor assegurou a vaga para final para enfrentar a campeã olímpica Erica Wiebe.

O bronze ficou com a norueguesa Iselin Maria Moen Solheim e com a a atleta da casa Yasemin Adar.

Outras duas brasileiras estiveram presentes no torneio turco: Lais Nunes, na categoria até 62kg e Giulia Penalber, na categoria até 57kg e Kamila Barbosa na categoria até 59kg.

Categoria até 62kg – Lais Nunes
Semifinalista na sexta-feira, Lais regressou ao tapete de lutas para lutar pela medalha de bronze contra Veranika Ivanova de Belarus. As duas fizeram uma luta aberta que arrancou aplausos do presentes. Ivanova saiu na frente ao retirar Lais da área permitida. A brasileira respondeu com um single leg que lhe rendeu 2 a 1. A oponente respondeu com uma queda de 4 pontos para virar o placar e fazer 5 a 2. Ao fim do movimento, Lais contra-atacou, passou para as costas e diminuiu a desvantagem para 5 a 3.  Em novo contragolpe, Lais conseguiu para as costas igualar o placar em 5 a 5 antes do fim do primeiro round.

No segundo período, Ivanova conseguiu passar para as costas da brasileira em dois momentos e abrir 9 a 5. Lais chegou a diminuir para 9 a 7, mas o cronômetro zerou e a brasileira terminou em quinto lugar.

Categoria até 57kg – Giullia Penalber
Giullia disputou a repescagem contra a experiente equatoriana Lisset Antes. A brasileira buscou o combate a todo momento e por pouco, mas Lisset apostou no contra-ataque para abrir 7 a 0 no placar. Em desvantagem, Giullia foi com tudo, mas acabou encostada pela equatoriana e fora da disputa pela medalha de bronze.

Categoria até 50kg – Kamila Barbosa
Kamila estreou na quinta-feira e voltou para disputa da repescagem nesta sexta-feira. A brasileira enfrentou a russa Veronika Gurskaya. Kamila lutou e forçou o short clock, mas antes da punição da oponente, Gurskaya conseguiu um double leg e colocou 2 a 0 no placar. No segundo round, a russa conseguiu novamente encaixar um double leg, dessa vez Kamila caiu em posição de perigo com as costas expostas e o placar foi para 6 a 0. A brasileira conseguiu se defender do touche e retirar Gurskaya da área permitida, mas o cronômetro zerou em 6 a 1 e Kamila não seguiu para disputa da medalha de bronze.

Mais em Wrestling