Deu Brasil! Ana Patrícia e Rebecca levaram a melhor, neste domingo (6), e faturam a etapa de Haia, na Holanda, do Circuito Mundial de Vôlei de praia. Para conquistar o feito, na decisão, elas venceram as norte-americanas Sponcil e Claes, em dois sets diretos. Foram precisos 31 minutos para que as representantes do verde e amarelo anotassem parciais de 21/10 e 21/18.
O principal título do esporte olímpico brasileiro nesta primeira semana de 2019, veio de um duelo inédito. Para chegar à final, a mineira e a cearense precisaram vencer dois jogos neste sábado (5), pelas quartas e semifinais, e avançaram à disputa do ouro da etapa quatro estrelas de Haia (Holanda).
Com o resultado, Ana e Rebecca conquistaram sua terceira medalha no Circuito Mundial, e a segunda em um torneio de quatro estrelas, após a prata em Las Vegas em outubro de 2018.
Ana e Rebeca venceram de maneira invicta a etapa de Haia, com seis vitórias, tendo perdido somente um set até aqui. Já a dupla dos EUA perdeu um jogo ainda na fase de grupos.
O Jogo
A partida começou equilibrada, até que Rebecca conseguiu um ponto de saque, e na sequência Ana Patrícia, em contra-ataque, abriu 6 a 3 de vantagem. Comandando as ações do jogo, especialmente na rede, as brasileiras venciam por 13 a 8 na parada técnica. As norte-americanas não conseguiam reagir e, em lob de Rebecca, a vantagem era de 19 a 9. Em ponto de saque de Rebecca, a dupla fechou com tranquilidade o set por 21 a 10.
O segundo set começou com Sarah e Kelly mais agressivas, abrindo 4 a 1 no placar. As brasileiras não sentiram a pressão e reagiram, empatando a partida por 4 a 4 em bloqueio de Ana, após defesa incrível de Rebecca. Na parada técnica, vitória de Ana/Rebecca por 11 a 10. As norte-americanas empataram por 13 a 13 em ace de Kelly Claes e o jogo ficou equilibrado.
Uma largada de Sponcil e um ataque para fora de Rebecca deram vantagem de 18 a 16 para as norte-americanas. As brasileiras reagiram, empataram e viraram em contra-ataques de Rebecca e Ana. Na jogada seguinte, largada de Rebecca e o primeiro match point, com as norte-americanas pedindo tempo.
Não adiantou, na volta, Ana Patrícia conseguiu bloquear ataque de Sponcil e no mesmo lance, com agilidade, atacou no fundo de quadra, fechando por 21 a 18.