Renan Dal Zotto está na história do EMS Taubaté Funvic como o técnico que conduziu o clube ao seu primeiro título de Superliga, principal competição nacional de vôlei. Já na seleção brasileira masculina, o treinador assumiu a equipe paulista no meio da temporada 2018/19 e conquistou o campeonato. Com foco 100% nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Renan deixou o cargo no time, porém, continua no projeto como dirigente e escolheu o argentino Javier Weber para ser seu sucessor.
+ ‘Sonho de disputar a Olimpíada continua’, admite Sheilla
“Tive o prazer de trabalhar com o Weber, primeiro quando ele ainda atuava e depois como treinador – inclusive quando ele virou treinador foi no time em Florianópolis comigo. Falei com ele que tinha todo o perfil para ser treinador e criei essa oportunidade de fazer a transição de atleta para técnico. Então, tenho uma admiração muito grande pelo trabalho dele e pela pessoa que ele é”, afirmou Renan Dal Zotto, com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia.
“Ele trabalhou muitos anos aqui no Brasil como atleta, como técnico e por onde passou sempre fez ótimos trabalhos. Além disso, sabe conduzir muito bem o dia a dia, é um cara experiente, trabalha muito bem com equipe e, por esses motivos, foi o nome escolhido para dar continuidade ao trabalho em Taubaté”, concluiu o comandante da seleção brasileira.
Javier Weber assume como técnico do Taubaté na temporada 2020/21. Em entrevista ao site argentino Somos Voley, Weber admitiu que conversou com Renan sobre a possibilidade de trabalhar novamente no Brasil durante o Sul-Americano de Clubes, disputado em Contagem, Minas Gerais, em meados de fevereiro de 2020. Na ocasião, o Sada Cruzeiro conquistou o título da competição.
História de Weber no vôlei
No momento, Weber está de quarentena em Buenos Aires com sua esposa, filha e neta. O ex-levantador terá como principal missão conduzir Taubaté a disputar o Mundial de Clubes pela primeira vez. O técnico estava no comando do Bolívar Voley, uma das principais equipes da Argentina.
Em suas passagens anteriores pelo vôlei brasileiro, Weber trabalhou com Renan como jogador e treinador. Ele ganhou a Superliga duas vezes como atleta, ambas atuando pela extinta equipe da Ulbra-RS, nas temporadas 1997/98 e 1998/99. Ele também levantou a taça da principal competição nacional como treinador. Comandando a Unisul, de Santa Catarina, foi campeão na temporada 2003/04.
Por seu país, Weber ganhou como atleta a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Seul-1988 e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata-1995. Além disso, estava na equipe que eliminou o Brasil nas quartas de final na Olimpíada de Sydney-2000.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Já como técnico, Weber dirigiu a Argentina entre 2008 e 2013 e seus dois melhores resultados foram o quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e a medalha de bronze no Pan-Americano de Guadalajara-2011.