A FIVB (Federação Internacional de vôlei) anunciou em comunicado oficial nesta sexta-feira (13) o adiamento da disputa da Liga das Nações para depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição, que estava prevista para começar em maio, tinha várias rodadas marcadas para países afetados pela pandemia do coronavírus. As finais, inclusive, seriam na Itália, no masculino, e na China, no feminino, locais com mais incidência até agora da doença.
Segundo o comunicado, a decisão de adiar a Liga das Nações de vôlei vai garantir que os atletas possam se concentrar na saúde e no condicionamento físico, além de permitir que as ligas nacionais, que tiveram jogos suspensos, possam terminar suas temporadas quando a situação global relativa ao coronavírus melhorar.
+ VEJA A CRONOLOGIA DOS EFEITOS DA PANDEMIA NO ESPORTE
Ainda não há data programada para que a Liga das Nações aconteça. A FIVB diz que vai trabalhar em conjunto com as federações nacionais para encontrar o melhor momento no calendário para reprogramar a Liga das Nações para depois dos Jogos Olímpicos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Com relação ao vôlei de praia, a FIVB vai avaliar o status de cada evento caso a caso em “estreita colaboração com os organizadores e com as autoridades de cada país”, como diz a nota. Até agora, apenas um torneio do calendário foi cancelado e outro foi adiado para abril. Caso haja a necessidade de alterações na programação, a entidade promete alertar todas as partes interessadas o mais rápido possível.
No comunicado, a FIVB se compromete a manter diálogo com autoridades nacionais e globais, entre elas o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) para se manter atualizada sobre o assunto e definir os melhores caminhos para o esporte.