Tabela da Liga das Nações de vôlei masculino 2019
FASE FINAL
PRIMEIRA FASE
A Liga das Nações de vôlei masculino substituiu no calendário da FIVB a Liga Mundial, que foi disputada de 1990 a 2017, e teve o Brasil como o maior vencedor com 9 títulos, seguido da Itália com oito títulos, Rússia com três, Estados Unidos e França com dois, Cuba, Sérvia, Holanda e Polônia com um. Em 2018, na estreia da nova competição, os russos foram os campeões.
Vão participar da edição 2019 da Liga das Nações de vôlei masculino como times fixos: Argentina, Brasil, China, França, Alemanha, Irã, Itália, Japão, Polônia, Rússia, Sérvia e Estados Unidos. Os países desafiantes serão Austrália, Bulgária e Canadá, além de Portugal, campeão da Challenger Cup, que entra na vaga da Coreia do Sul, que foi rebaixada em 2018.
A Liga das Nações de vôlei masculino começa no dia 31 de maio de 2019 e terá formato similar ao do ano passado com jogos de sexta a domingo. Ao longo de cinco semanas, os países serão divididos ao todo em 20 grupos para que ao final dos jogos todos tenham jogado contra todos para classificar os cinco melhores para a fase final, que será disputada nos Estados Unidos entre 10 e 14 de julho. Como país sede da fase final, os americanos disputam a primeira fase, mas já têm vaga garantida na etapa decisiva da competição.
Na fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, os seis times classificados serão divididos em dois grupos de três. Os dois primeiros de cada chave se classificam para as semifinais. Serão ao todo 130 jogos, 12o da primeira fase e mais dez da fase final.
No ano passado, as finais aconteceram em Lille, na França, e a Rússia bateu a França na disputa da medalha de ouro, enquanto os Estados Unidos ficaram com o bronze ao vencer o Brasil.
Regulamento da Liga das Nações de vôlei masculino
+ CONFIRA A PÁGINA OFICIAL DO TORNEIO
A classificação da Liga das Nações de vôlei masculino vai ser determinada pelo número de vitórias de cada equipe. Em caso de igualdade em número de vitórias, será levada em consideração para desempate o número de pontos acumulado ao longo da competição de acordo com os critérios a seguir:
3 pontos por cada vitória por 3 a 0 ou 3 a 1
2 pontos por cada vitória por 3 a 2
1 ponto por derrota por 3 a 2
0 ponto por derrota por 3 a 0 ou 3 a 1
Se o empate persistir, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
- set average: divisão do número de sets ganhos pelo número de sets perdidos
- points average: divisão do número total de pontos a favor pelo número de pontos contra
- confronto direto