8 5
Siga o OTD

Tóquio 2020

Martine e Kahena chegam a Cascais para Missão Europa

Brasileiras testam negativo para Covid-19 e já velejam nos mares de Portugal

Martine e Kahena chegam a Cascais, e quarta base do Time Brasil em Portugal inicia suas atividades (Alexandre Castello Branco/COB)

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, da classe 49er FX, são as novas integrantes do Time Brasil na Missão Europa. A dupla desembarcou em Lisboa no sábado (25) e, após realizar uma série de ajustes no barco, já está treinando em Cascais, cidade situada a 25km da capital Lisboa.

As velejadoras passaram por dois exames de Covid-19 antes de serem liberadas para treinar em Cascais (um no Brasil e outro em Portugal).

“Cascais é um lugar incrível para velejar. As condições no verão são muito boas, com ventos fortes e ondas. Fora que as pessoas nos recebem muito bem aqui. É tudo já visando a nossa preparação para Tóquio”, disse Kahena, que retorna a Cascais após um ano, quando se preparou para os Jogos Pan-americanos Lima 2019 e para o Evento-teste dos Jogos Olímpicos.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

De volta

Martine e Kahena, da 49er FX, estavam na Europa quando a pandemia começou. Na época, elas precisaram retornar correndo ao país natal.

“Voltamos da Espanha quando a Europa estava prestes a fechar. Nós já tínhamos tudo planejado, e foi tenso receber a notícia que precisávamos voltar imediatamente. Aí nos readaptamos para treinar em casa e tentamos manter a cabeça tranquila. Só conseguimos relaxar de fato quando recebemos a notícia do adiamento”, conta Kahena.

evento teste tóquio-2020 martine grael e kahena kunze 49er FX missão europa cascais
Dupla da 49er FX foi ouro no Evento-teste de Tóquio-2020 (Divulgação/ CBVela)

Em Portugal, as atletas estão acompanhadas do treinador espanhol Javier Torres Del Moral. O trio deve permanecer no país até setembro, sempre treinando no Clube Naval de Cascais.

+ A um ano dos Jogos, expectativa é quebrar recorde de medalhas

“Estamos bastante animadas com essa nova etapa. Uma vez na Europa, teremos mais oportunidades de treinar com outras duplas e participar de alguns campeonatos. É importante para não perdermos o ritmo de regata”, comemora Kahena.

Com a chegada de Martine e Kahena a Portugal, o Time Brasil conta agora com 74 atletas na Missão Europa e tem as quatros bases ocupadas (Rio Maior abriga o boxe, o nado artístico e a natação; a ginástica artística e a rítmica estão em Sangalhos; e o judô treina em Coimbra).

Mais em Tóquio 2020